Mercado Livre discute inclusão da comunidade LGBTQIA+ na música com a campanha Mais uma Voz

Genilson Coutinho,
11/06/2022 | 11h06
Foto: Divulgação

Quantos artistas LGBTQIA+ estão nos top 10 das músicas mais ouvidas nos apps de streaming? É possível encontrar talentos de todos os estilos musicais nestas listas? A fim de dar visibilidade para esta reflexão e apoiar a representatividade da comunidade LGBTQA+ na música brasileira, o Mercado Livre apresenta a campanha Mais uma Voz.

Na ação, a artista – que entre outros grandes feitos foi a primeira drag queen a se apresentar no palco do Coachella, um dos principais festivais de música do mundo – vai convidar novos talentos LGBTQIA+ a cantarem com ela no mês do Orgulho. Para isso, os artistas independentes devem acessar o site da campanha e baixar um pack musical (www.mercadolivre.com.br/featstore), com o qual é possível criar músicas inéditas, verdadeiros feats com Vittar. A partir disso, é só compartilhar e espalhar #maisumavoz para todo mundo.

“No Mercado Livre, acreditamos que a diversidade impulsiona o progresso. Como a marca mais valiosa da América Latina, com mais de 80 milhões de usuários, assumimos nosso papel com a responsabilidade de apoiar a pluralidade, amplificando a mensagem da comunidade por meio da força da nossa marca”, enfatiza Thais Souza Nicolau, diretora de branding do Mercado Livre na América Latina. “Queremos que novas vozes ocupem mais espaços e se unam a grandes talentos da música brasileira que já vêm na busca de fortalecimento e representatividade da comunidade LGBTQIA +. Acreditamos que apoiar esse movimento reforça o nosso propósito de liderar o progresso para a sociedade”, completa a executiva.

Para a cantora Pabllo Vittar, dar luz a representatividade da comunidade LGBTQIA+ na música brasileira é muito importante e necessário. “As minhas expectativas estão altas. O Mercado Livre é uma marca que realiza um trabalho incrível e fico muito feliz de ver sua presença em ações junto a comunidade LGBTQIA+, todos os anos. Quando me fizeram essa proposta eu aceitei na hora, pois eu realmente acredito que as nossas vozes juntas podem fazer muita diferença. Mal posso esperar pra ver tanta gente talentosa junto de mim nesse feat!”, enfatiza a cantora.

Para ampliar a diversidade de talentos e sons, alguns feats criados e compartilhados nas redes sociais serão divulgados nas redes do Mercado Livre, a ideia é mostrar a riqueza dos diferentes estilos musicais que são destaque no Brasil, como sertanejo, rap e pagode. “Acreditamos que as diferenças nos enriquecem e nos impulsionam a melhorar diariamente, e, assim como o Mercado Livre chega em todo o Brasil, com esta campanha, queremos que a variedade de estilos ocupem seus espaços também”, enfatiza Thais.

Há cinco anos, a marca atua em parceria com a ‘Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo’ para contribuir e amplificar a voz da comunidade, trazendo visibilidade a essa jornada diária de luta, celebração e reivindicações de direitos. “Esta edição será mais uma oportunidade para apoiarmos e mostrarmos o quanto estamos comprometidos com a diversidade ao entender que cada letra da sigla LGBTQIA+ tem sua complexidade, importância e sua luta”, completa Thais.

Criada pela GUT São Paulo, agência global independente, a campanha contará também com ativações nas redes sociais com conteúdos de marketing de influência.

Para Murilo Melo, ECD da Gut São Paulo, a campanha reforça o trabalho consistente que vem sendo realizado pelo Mercado Livre de apoio à causa: “Nos últimos três anos, criamos juntos iniciativas que se comunicaram com intencionalidade e verdade com a comunidade. Já existe um canal de diálogo aberto entre esse público e a marca. Para 2022 buscamos ideias que, além de reforçar o apoio, possam celebrar as conquistas” finaliza.

Sobre a GUT São Paulo

A GUT é mais que uma agência de publicidade. É um espaço que respira criatividade, inovação e vontade de se comunicar com propósito. Fundada em 2019 pelos publicitários Anselmo Ramos e Gastón Bigio, a GUT é focada na criação e execução de campanhas arrojadas, com forte potencial de viralizar e gerar conversas. Dentre seus principais clientes estão Porto Seguro, Mercado Livre, Mercado Pago, Skol, Nestlé, Quinto Andar, entre muitos outros.

Sobre o Mercado Livre

O Mercado Livre é a companhia líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet. Além da plataforma de e-commerce e da fintech Mercado Pago, a empresa conta com as seguintes áreas de negócios: Mercado Envios, Mercado Livre VIS (Veículos, Imóveis e Serviços), Mercado Ads e Mercado Shops. Maior e mais completo marketplace da América Latina, o Mercado Livre tem mais de 80 milhões de usuários ativos, sendo mais de 11 milhões de vendedores únicos, incluindo grandes marcas, alcançando 34 vendas por segundo. Já o Mercado Pago, com mais de 36 milhões de usuários ativos, oferece uma plataforma completa de tecnologia financeira com conta gratuita, soluções de pagamento e crédito. Fundado em 1999 e presente em 18 países, o Mercado Livre está dentre as 10 melhores empresas para trabalhar no Brasil, sendo a melhor para as mulheres no país, e dentre as 4 melhores da América Latina.

Ficha Técnica

Agência: GUT São Paulo

Anunciante: Mercado Livre

Produto: Institucional

Título: Mais uma Voz

Duração: 25”, 2×6”

Território: Brasil

ECD: Bruno Brux e Murilo Melo

Creative Director: Tiago Abreu

ACD: Gabriela Marcatto e Pedro Rosas

Creatives: Gabriela Marcatto, Pedro Rosas, Vitor Chagas, Julia Mota, Lucas Adam, Rainor Marinho, Murilo Santos, Sofia Calvit e Juliana Utsch.

Managing Director: Valéria Barone

Head of Account: Alessandra Visintainer

Regional Account Director: Natalia Noya

Account Director: Raphaela Guillen

Account Manager: Isadora Guz

Account Supervisor: Mateus Carvalho

Head of Strategy: Amanda Agostini

Strategy Director: Mercedes Barusso

Strategy Manager: Bruno Facundes

Strategist: Bárbara Reis

Head of Content: Patricia Moura

Social Strategy: Bruce Vital, Paula Baião, Isabella Ribeiro

Head of Media & Data: Guilherme Cavalcante

Media: Douglas Silveira, Laura Cardeal, Paola Bastos, Caio Melo, Jackson Sousa

Head of Operation: Mariane Goebel

Head of Production: Julia Ramos

Production Manager: Fabíola Camilo

Production Assistant: Yris Franco

Edição e Motion: Cesar Macedo

Produtora de imagem: Dogs Can Fly

Direção: Gaba (Elisa Brites e Lucas Romano)

Diretor Executivo: Thiago Balma

Produtor Executivo: Ricardo Whately

Head de Publicidade: Claudio Tolentino

Gerência de Projetos: Niry Usha

Assistente de Projetos: Luja Casaro e Filippi Mazutti

Coordenação de produção: Gabriel Nogueira

Assistente de Direção: Adriana Foureaux

Direção de Fotografia: Roberto Riva

Diretora de produção: Roberta Perônico

Producer (Holanda): Melvin Kant

Production Manager (Holanda): William Griffioen

1st AD (Holanda): Thomas Rohde

Director of Photography (Holanda): Tim Kerbosch

Coordenação de pós-produção: Paula Oliveira Solano

Montagem: Lucas Serafim

Finalizador: Adriano Pedreira

Finalização: Dogs Can Fly

Produtora de áudio: Pingado Audio

Direção Musical: Will Bone

Produção Musical: Vitor Zafer

Finalização: Lucas Weingaertner

Coordenador de Produção: João Pedro Juknevicius

Produção de Casting: João Pedro Juknevicius e Veridiana Toledo

Atendimento: Guilhermina de Paula e Lu Novelli

Equipe da Artista Pabllo Vittar

Produção Musica “Mais uma voz”: Rodrigo Gorky, Zebu e Maffalda

Empresário: Leocadio Rezende, Yan Hayashi e Rodrigo Gorky

Produtora: Aline Moreira e Gabriela Fernandes

Hair Stylist: Thereza Brown

Lace: Sidney Sales

Stylist: Vitor Moreira

Produção de Moda (São Paulo): Cleber Chiliano

Produção de Moda (Londres): Ana Travagin

Direção de movimento: Jessi Muller

Fotógrafo: Gabriel Renne

Direção artística: Mari Campos
Comercial: Raul Abrão

Atendimento: Isabela Belli

Aprovação do cliente: Louise MckerrowThais Souza Nicolau, Nathalia Cavalcante Teixeira, Raffaella Martellini, Beatriz Sztamfater