Mercado Iaô Itinerante tem abertura oficial nesta terça-feira (1º) , no Salvador Shopping

Música, No Circuito
1 de junho de 2016
por Genilson Coutinho

Mercado Iaô Itinerante tem abertura oficial hoje no Salvador Shopping

De  (1º) até 23 de junho, o projeto Mercado Iaô Itinerante volta a ocupar a Praça de Serviços (Piso G1) do Salvador Shopping, fazendo do estabelecimento endereço certo para quem quer ver e consumir artesanato com a marca da Bahia. A cada semana, 30 diferentes expositores ocuparão o espaço, que também contará com atrações musicais e infantis. A abertura oficial será hoje (1º), às 17h, com a presença da cantora Margareth Menezes, presidente da Associação Fábrica Cultural, realizadora do projeto. A sanfona do músico Celo Costa também marcará as boas vindas ao II Mercado Iaô Itinerante.

Assim como ocorreu na primeira edição, realizada em setembro do ano passado, a diversidade deverá ser o ponto forte da exposição, uma vez que o projeto “Mercado Iaô Itinerante” reúne artesãos que representam diferentes territórios de identidade da Bahia, como a Costa do Dendê e a Costa do Descobrimento, além de grupos produtivos de diferentes localidades, como a Península de Itapagipe e Lauro de Freitas. Estarão à venda diversas tipologias de artesanato: tapeçaria, biojóias, fibras, cerâmica, reciclagem, artes manuais, esculturas de papel machê, trançados e crochês, entre outros.

Além de funcionar como uma amostra do melhor artesanato da Bahia, o II Mercado Iaô Itinerante irá oferecer ao público uma programação multicultural com influências dos festejos juninos. Destaque para Espaço de Forró, sob o comando do sanfoneiro Celo Costa que, a cada semana, receberá um convidado. As crianças também serão contempladas com diferentes atividades, desde oficinas literárias até performances de teatro e música.

Nesta sexta-feira (3), o arrasta-pé de Celo Costa contará com a participação do forrozeiro Zelito Miranda a partir das 18h. Já no sábado (4), o convite será para o público infantil. Às 11h, acontecerá a Oficina Literária com o Projeto Café com Letras. Às 17h, a Editora Caramurê apresentará a coleção Eu Vim da Bahia, e haverá performance sobre o poeta Castro Alves com o ator Jackson Costa, em abordagem para as crianças.

O II Mercado Iaô Itinerante é uma realização da Associação Fábrica Cultural, com patrocínio do Governo do Estado da Bahia por meio do FazCultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria a Cultura do Estado, com apoio do Sebrae, Ademi-BA, Rede Bahia, Mais Estruturas e Cenografias e Salvador Shopping.

Mercado Iaô – O Mercado Iaô O Mercado Iaô é um multiespaço de cultura que funciona no final de linha da Ribeira, idealizado e realizado pela Associação Fábrica Cultural, que busca o desenvolvimento da região da Península de Itapagipe, sua área de atuação. A sua programação abraça múltiplas propostas, como arte, cultura, artesanato, gastronomia e turismo, tudo sob o guarda-chuva da economia criativa. Sucesso de crítica e público, o Mercado Iaô já realizou duas temporadas de verão, 2014/2015 e 2016, somando 22 edições, já estando confirmada a temporada 2016/2017.

As edições itinerantes do Mercado Iaô contribuem com a ampliação de espaços de comercialização do artesanato e de apresentações artísticas, e com a criação de um calendário de ação anual para escoamento e fomento dessa produção criativa.

II Mercado Iaô Itinerante

Local: Praça de Serviços – Piso G1 do Salvador Shopping

Período: 1º a 23 de junho

Horário: de segunda a sábado, das 9h às 22h; domingo, das 13h às 21h;

Entrada gratuita

 ABERTURA

Quarta-feira, dia 1º

17h – Com a cantora Margareth Menezes e o sanfoneiro Celo Costa

 

PROGRAMAÇÃO – 3 e 4 de Junho

Sexta-feira, dia 3

18h – Espaço de Forró – Celo Costa recebe Zelito Miranda

Sábado, dia 4

11h – Oficina Literária – projeto Café com Letras (Infantil)

17h – Editora Caramurê apresenta coleção Eu Vim da Bahia + Performance com Jackson Costa sobre Castro Alves (Infantil)