Mercado Iaô amplia gastronomia e convida para compras de Natal neste domingo (21)

No Circuito
17 de dezembro de 2014
por Genilson Coutinho

iao

Inaugurado no último final de semana, o Mercado Iaô segue com programação ainda mais rica neste domingo, 21. O projeto idealizado pela Fábrica Cultural trouxe para a Ribeira um espaço de arte e lazer que reúne exposição de trabalhos artesanais, stands de gastronomia, apresentações artísticas e atividades educativas numa programação que vai das 10h às 19h, todos os domingos.

Para este final de semana, a gastronomia está fortalecida com a presença do chef Gerson Alves, que comanda a Casa du Chef (em Paripe), e pretende servir crepes, massas e bruschettas. A estreia também é da Tita Brigaderia, que levará seus doces diretamente da região de Monte Serrat. Os sucessos da primeira edição também permanecem, entre eles o stand da Sorveteria da Ribeira e os variados quitutes espalhados pela praça gastronômica, como a feijoada baiana, arroz de hauçá, peixe fresco frito, moqueca de peixe fresco, moqueca de mariscos, cuzcuz de tapioca, salame de polvo, entre outras delícias.

Às vésperas do Natal, o Mercado é uma excelente opção para quem ainda está à procura de um presente personalizado, oferecendo produtos artesanais a preços variados, como brincos rústicos, colares, adereços para cabelos, roupas, necessaires, quadros, chapéus, bolsas, livros e outras produções diferenciados, como as luminárias de PVC, bolsas de lonas descartadas e diversos artigos pessoais ou de decoração.

Já o espaço artístico, que no domingo de inauguração contou com o show de Margareth Menezes, também segue com a proposta de ser um palco de livre expressão e improviso, que trará grupos de chorinho, grupos de expressão de rua, além de prestigiar um artista local e trazer um artista convidado. Nesta segunda edição, a Banda Reggae Fus sobe ao palco do Mercado Iaô, a partir das 17 horas, e convida a cantora Vanessa Borges – ex-integrante do programa The Voice -, e o cantor cubano Alexey Martinez.

Também na edição deste domingo, a Fábrica Cultural convida representantes do projeto Metacentro para um bate-papo sobre metareciclagem e descarte consciente do lixo eletrônico. O projeto Metacentro busca alinhar a difusão da prática da metareciclagem à formação dos jovens e posterior inclusão sócio-produtiva dos mesmos.

O Mercado Iaô é um projeto da Associação Fábrica Cultural, que há 10 anos atua na Península de Itapagipe, e tem como presidente a cantora Margareth Menezes. Com patrocínio da GVT, Coelba e Governo do Estado por meio do FazCultura, o projeto conta com parceria de gestão de espaço compartilhada com o Detran, e apoio do Sebrae, Instituto Mauá, Bahiatursa e Prefeitura de Salvador, via Fundação Gregório de Matos.

I SERVIÇO I

Mercado Iaô

Endereço: Praça General Osório – Fim de Linha da Ribeira

Quando: Todos os domingos

Horário: 10h às 19h

(no dia 28/12, o Mercado Iaô, excepcionalmente, não funcionará)