Memória da Cor é tema de nova exposição na galeria ACBEU

Sem categoria
10 de março de 2014
por Genilson Coutinho

O artista visual sergipano, Márcio Santana, inaugura a exposição Memória da Cor, na Galeria ACBEU, Corredor da Vitória, no dia 14, com abertura das 19h às 22h. A mostra tem curadoria de César Romero, que cobre de elogios o trabalho do artista que adotou a Bahia aos 13 anos de idade, quando passou a morar em Salvador. “As pinturas de Márcio Santana revelam um profundo exercício de contemplação e inteligência visual e são resultantes de um exaustivo trabalho de pesquisa cromática e de texturização que ele minuciosamente elabora”, diz Romero. A exposição poderá ser visitada de segunda a sábado, até 30 de março.

Autodidata, Márcio Santana deu os primeiros passos na carreira, aos 13 anos, como assistente dos artistas visuais Sinval e César Romero. Sua estreia deu-se em 2002, numa individual no Espaço Calasans Neto, em Salvador, seguindo-se outras em diversos espaços entre Salvador, Feira de Santana e Rio de Janeiro. Dentre as muitas coletivas que participou estão Art For Sale, na Galeria ACBEU, Bienal do Recôncavo, Circuito das Artes 2009-2010, no Palacete das Artes e Doce de Santo, também na ACBEU.

Multifacetado e experimentador de novos formatos de arte, fez ilustrações para capa de talões de cheques do Banco Capital e camisas para o Projeto Axé. Seus trabalhos também estão nos acervos dos museus Dannemann e Náutico e no Instituto Brasil Estados Unidos, no Rio de Janeiro. Foi premiado no Projeto Cultura e Arte do Banco Capital, em 2007. Nascido em Socorro, no vizinho estado de Sergipe, em 1978, transferiu-se para Salvador em 1980. Márcio Santana é hoje uma das grandes promessas da pintura baiana, segundo críticos e colegas de ofício, como Romero.

SERVIÇO

O que: exposição de pinturas Memória da Cor
Quem: Márcio Santana
Onde: Galeria Acbeu – Av. Sete de Setembro, 1883, Corredor da Vitória
Quando: abertura 14 de Março – sexta-feira, das 19h às 22h
Visitação aberta ao público: de 15 a 30 de março
Horário: de segunda a sexta das 14h às 20h e sábados das 16h às 20h
Informações: ACBEU | (71) 3444-4411
Site: www.acbeubahia.org.br
GRATUITO