Marylin Monroe ganha homenagem na Casa Cor 2012

Sem categoria
16 de outubro de 2012
por Genilson Coutinho


O escritório Gabriel Magalhães e Luiz Cláudio Souza Arquitetos participa pela terceira vez da edição Bahia da Casa Cor, a maior mostra de arquitetura e decoração da América Latina. Neste ano, a dupla apresenta um ambiente de 38,15m², que tem como ponto de partida a vida e obra da atriz norte-americana Marylin Monroe. A homenagem ao ícone pop 50 anos após sua morte se materializa em um espaço contemporâneo, marcado pelo uso de tijolos em todas as paredes, uma base de materiais clara e simples, além de mobiliário e obras de arte em sintonia com a proposta escolhida.
O ambiente prima pela inovação em muitos aspectos. No piso, resina branca alto brilho (NS Brasil), sem juntas. Já as paredes e parte do teto ganham o tijolo tipo inglês (Palimanan), fabricado a partir de rocha vulcânica. Há o uso pontual de espelhos bronze e da cor “Broto de Feijão” (Suvinil). Destaque também para a bancada da cozinha, revestida em pastilha de vidro, com acabamento Mate (Vidro Real), e que pode ser isolada com um sistema de fechamento vertical (SCA) em mármore Carrara e retro iluminado.

O espaço também conta com uma porta de correr de estilo inglês, na cor “Rosa Vermelha” (Suvinil), cujo desenho foi desenvolvido pelo próprio escritório. Entre os móveis (Home Design), está um sofá de capitonê de couro marrom, releitura do clássico Chesterfield. Outras escolhas são um móvel bar (Valentina) e três cadeiras Tolix, de ferro, pintadas de amarelo. Completam o ambiente um tapete Kilin de Patchwork, mesa de centro Mezanino, de vidro cinza, mesa lateral de acrílico, e poltronas de madeira com acabamento em couro. E, para arrematar, uma grande estante de mdf revestida com lâmina alto brilho preta (SCA), preenchida com muitos livros e objetos de referência Pop/Rock.
Na iluminação, vale ressaltar as peças fornecidas pela Omni Light: dois pendentes do designer alemão Ingo Maurer, o Zettel’s, dispostos sobre a mesa de jantar, e o Campari Light.
As obras de arte formam um capítulo à parte, como as fotografias de Marcelo Magnani para as instalações com bonecos de Domenico Salas. O artista também aparece no espaço com tríptico de serigrafia que dialoga com imagem clássica de Marylin produzida por Andy Warhol. A Galeria Fábio Pena Cal contribui com peças extras, dentro do mesmo conceito.
A Casa Cor BA 2012 fica aberta para visitação até 11 de novembro de 2012. Outros detalhes sobre a mostra em: www.casacor.com.br.

SERVIÇO:

O quê: 18ª Casa Cor Bahia 2012
Local: Antigo Salvador Praia Hotel
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 2238 – Ondina – BA
Período: 29 de setembro a 11 de novembro
Passaporte: R$ 55
Bilhete individual: R$ 35
Horário: De terça a sexta-feira, das 16h às 22h. Sábado das 13h às 22h. Domingo, das 13h às 21h.