Marta Suplicy (PT-SP) parabenizou o Superior Tribunal de Justiça (STJ)

Sem categoria
27 de outubro de 2011
por Genilson Coutinho

A senadora  Marta Suplicy (PT-SP) parabenizou o Superior Tribunal de Justiça (STJ),  na última quarta-feira (26), por ter reconhecido a união de um casal lésbico enquanto casamento civil. Na mesma oportunidade Marta  aproveitou para criticar  o comportamento do  senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que se posicionou contrário a decisão do STJ.

A senadora afirmou que a  decisão do STJ é um avanço considerável na efetivação dos direitos de cidadania, porém destacou  que mesmo com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu as uniões estáveis homoafetiva, muitos juizes e integrantes do Ministério Público se posicionem contra os pedidos de conversão em casamento.

A senadora aproveitou a oportunidade para solicitar  também à aprovação do PLS 612/11, que está em tramitação na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), que altera o Código Civil e modifica interpretações que impedem a transformação da união estável em casamento.

“O Congresso Nacional está olhando para trás há muito tempo em relação às pessoas homossexuais. Ele está desrespeitando as pessoas homossexuais, tendo preconceito em relação aos homossexuais – disse a senadora, que ao fazer tal crítica ressaltou que o projeto de parceria civil está há 15 anos engavetado no Congresso.