Serviços

Marta sai em defesa de Arany: “Gestão que assegura a cidadania e diversidade cultural”

Genilson Coutinho,
11/02/2020 | 18h02

Líder do PT na Câmara Municipal de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues saiu em defesa da secretária de cultura do Estado, Arany Santana, nessa terça-feira (11), após o que considera especulações sem fundamento a respeito de sua atuação na pasta.

Para Marta, as declarações sobre Arany soam como picuinha política e um ataque a sua boa atuação na Secult. “Motivado por interesses no mínimo escusos, estão querendo prejudicar a gestão de uma mulher negra, guerreira, que se alçou a primeira secretária de cultura do Estado”, disse a vereadora.

A petista acrescenta ainda que durante a gestão de Arany a Secult vem assegurando a cidadania cultural através da agregação de nomes das mais diversas linguagens, atividades e vertentes.

Ela lembra, por exemplo, que em 2019, a SecultBA atuou fortemente na área de Fomento à Cultura em todo o estado, com a realização de atividades em diversos segmentos culturais. Os resultados positivos foram alcançados também graças ao lançamento dos Editais Setoriais do Fundo de Cultura 2019 e do Edital Setorial de Audiovisual.

As chamadas públicas visaram contemplar desde grupos e coletivos culturais, até à publicação de livros por editoras baianas, com apoio às bibliotecas comunitárias, e às áreas de Artes Visuais, Circo, Culturas Identitárias e Populares, Dança, Economia Criativa, Literatura, Música e Patrimônio Cultural, entre outras.

“Arany deu seguimento à interiorização da cultura no nosso Estado, com o projeto ‘Se Mostra no Interior’ nos territórios baianos. Ela tem valorizado a arte e tradição popular, mas também a arte que vem da academia. Fortaleceu o Concha Negra, os intercâmbios artísticos e culturais.  É uma mulher que surge nos movimentos populares, atriz e intelectual de grande valor que tem se destacado à frente da secretaria”, destacou.