Mariene de Castro recebe Marcia Castro e Cortejo afro no SANTO DE CASA

Sem categoria
14 de janeiro de 2012
por Genilson Coutinho

Na próxima sexta-feira, 20/01, dividem o palco com Mariene de Castro o grupo Cortejo Afro e a cantora baiana Márcia Castro. Os dois encontros vão acontecer na segunda edição do projeto Santo de Casa 2012, que começa às 20h, no Espaço Cultural Barroquinha. O show de abertura do evento ficará por conta de Nicinha de Santo Amaro. O Santo de Casa, que já acontece há sete anos, conta com o apoio da Natura, que assina o patrocínio do evento através do programa Natura Musical via Programa Estadual de Fomento à Cultura Fazcultura.

 Santo de Casa – O projeto foi idealizado e criado por Mariene de Castro há sete anos com o intuito de dar visibilidade aos pequenos grupos culturais da Bahia. Os grupos populares são o que eu chamo de os Santos da Casa. Sempre quis mostrar o que não é visto e reconhecido, mesmo sendo extremamente importante para preservar a nossa tradição”, explica Mariene de Castro.

O Santo de Casa já foi abrigado no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), no Cais Dourado, na praça Pedro Arcanjo do Pelourinho, no Bahia Café Hall, no Espaço Cultural da Barroquinha e no Atlântico Hall, em Villas do Atlântico. “Eu já conhecia esse universo da cultural popular e queria que salvador também conhecesse. É a nossa tradição, nossa história”, ressalta Mariene.

Espaço Cultural Barroquinha – O Espaço Cultural Barroquinha ocupa o lugar da antiga Igreja da Nossa Senhora da Barroquinha, construída entre 1722 e 1726 e quase destruída por um incêndio em 1984. No passado, essa igreja era um local ligado às tradições africanas, além de ser um templo católico. O espaço contribui para movimentar a cultura da cidade, já que abriga espetáculos das mais diversas esferas artísticas. E em janeiro, o Espaço Cultural da Barroquinha será o local de a oitava edição do Santo de Casa.

O Espaço Cultural Barroquinha acolheu o primeiro terreiro de Candomblé construído pelos nossos ancestrais e a primeira Igreja Nossa Senhora da Barroquinha ligada às tradições africanas, a qual formou a confraria de Nossa Senhora da Boa Morte que deu origem a Irmandade da Boa Morte, da cidade Cachoeira.

 Serviço

Natura apresenta Santo de Casa

Patrocínio: Natura Musical

Data: sexta-feira, 20 de janeiro

Local: Espaço Cultural Barroquinha

Endereço: Praça Castro Alves , s/nº, Barroquinha

Horário: 20h

Ingressos: R$40

Vendas: Ticketmix

Mais informações: (71) 4003-1212