Maria Paiva lança biografia do poeta Damário Cruz este mês em Cachoeira

No Circuito, Serviços
27 de janeiro de 2015
por Genilson Coutinho

Mariana_Paiva_2_por_Iracema_Chequer

Certas boas histórias precisam ser contadas. E é por isto mesmo que, no dia 31 de janeiro, às 14 horas, a escritora e jornalista Mariana Paiva lança a biografiaDamário Dacruz: Um Homem, Uma Surpresa. A obra, que conta a história do poeta, jornalista e fotógrafo baiano, será lançada no Pouso da Palavra, em Cachoeira. O local escolhido não foi à toa: o Pouso é um dos grandes legados de Damário Dacruz, que faleceu em 2010. Lá, ele escreveu grande parte de sua obra poética, recebeu amigos e organizou eventos culturais.

No livro, estão histórias que vão da infância aos últimos momentos de vida do poeta, num relato leve e emocionante. Escrita a partir de entrevistas com amigos, familiares e colegas de trabalho de Damário, a biografia foge ao tom relatorial para contar a vida do poeta de forma romanceada. O livro apresenta ainda inúmeras fotografias de Damário, bem como alguns de seus poemas mais célebres.

O prefácio é assinado pelo escritor Nivaldo Lariú, amigo  de Damário. Ele escreveu: “Mariana Paiva, nessa singela obra em homenagem a Damário, segue com doçura as recomendações do poeta, pois, ao difundir a personalidade do criador, ajuda as borboletas a ganharem o mundo. A partir de seu relato, podemos nos deliciar com as histórias e com os causos dessa figura que era um homem e uma surpresa”.

O livro chega ao mercado editorial pela Coleção Gente da Bahia, iniciativa da Assembleia Legislativa que já publicou obras sobre outras personalidades baianas, como Euclides Neto, Roberto Pires, Hansen Bahia e Calasans Neto.

Sobre Mariana Paiva – Nascida em 1983 em Salvador/BA, Mariana Paiva é escritora e jornalista, e autora de dois livros: Barroca (P55 Edições, 2011) eLavanda (Kalango, 2014). Participou do segundo volume da antologia Autores Baianos: Um Panorama, e é uma das organizadoras do Sarau Prosa e Poesia, evento que acontece há dois anos em Salvador. É mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia e professora universitária, e venceu o prêmio Caymmi de Melhor Música no Voto Popular em 2014 com a canção “Ondas”, em parceria com Bruno Masi.

Damário Dacruz: um homem, uma surpresa

de Mariana Paiva

Edições ALBA, 158 páginas, R$ 25