Margareth Menezes começa temporada AfroPop com casa lotada em Salvador;veja as fotos

Sem categoria
13 de dezembro de 2013
por Genilson Coutinho

Foi com a energia que a estreia pedia que Margareth Menezes subiu no palco do Clube Fantoches, ontem, em Salvador. Dando boas vindas ao verão, a estreia da temporada dos Ensaios do AfroPop teve tudo que uma grande noite de festa pede: calor, muita música e um público animado, que lotou a área principal do tradicional Clube Fantoches, que fica bem no Centro da cidade. A abertura do Ensaio ficou por conta da banda Bailinho de Quinta, que entoou antigas marchinhas de carnaval como ‘Aurora, ‘Colombina’, ‘Chiquita Bacana’ e afinou o público, que dançou e cantou junto. Antes do AfroPop tomar conta da noite, uma fanfarra manteve o clima quente para a entrada da anfitriã, Margareth Menezes.

Durante duas horas e meia, Margareth cantou empolgada hits que consagraram os seus mais de 25 anos de carreira como ‘Dandalunda’, ‘Faraó’, ‘Elegibô’, ‘Saudação ao Caboclo (Selei)’ e coroou o público com a inédita ‘Minha Cidade’. “Estou muito feliz por estrear mais essa temporada do AfroPop Brasileiro, e agora aqui, no coração de Salvador, fica ainda mais especial. E ainda melhor recebendo amigos tão queridos como Chico e Luiz”, comentou. A cantora e compositora trouxe como convidados os cantores Chico César, com quem cantou “Mama África”, e Luiz Caldas.

Além deles, o show de ontem reservou um espaço especial ao Ilê Aiyê. “São 40 anos de Ilê que precisam ser reconhecidos, valorizados e festejados por toda a sua luta. Tenho orgulho da coragem e da força dos guerreiros que fazem parte dessa história e de tudo que o Ilê representa. Salve o Ilê, salve o povo afro-brasileiro”, declarou empolgada. Em 2013, os Ensaios do AfroPop em Salvador são produzidos em parceria pela Estrela do Mar, produtora de Margareth Menezes, e pela Multi Planejamento Cultural, responsável pelos ensaios de verão no Clube Fantoches.

Nesse verão, Margareth faz uma homenagem ao centenário de Dorival Caymmi em toda a temporada, desde os shows do AfroPop até o Carnaval, trazendo elementos alusivos ao tema no repertório, ambientação do espaço e figurinos. O próximo Ensaio do AfroPop acontece na quinta-feira (19), no Rio de Janeiro, no Lapa 40 graus, que já recebeu outras duas temporada da festa em anos anteriores. Além das capitais da Bahia e Rio, até fevereiro, os Ensaios do AfroPop passarão por outras duas capitais: Aracaju e Recife.

Veja a galeria aqui.

Fotos: Genilson Coutinho