In Moda

Márcia Short transforma receita ancestral em produto de beleza

Redação,
12/02/2021 | 18h02
Márcia Short (Foto: Madson Silva/ Canto do Galo Filmes)

Das terras longínquas da Mãe África ao território brasileiro, o creme de tutano sempre se revelou uma substância benéfica às madeixas, e teve sua fórmula protegida por gerações e sacralizada pela ancestralidade, segundo tradição oral conservada pela família de Dona Maura Silva Santana, avó paterna da cantora Márcia Short.

A artista resgatou da sua infância as memórias de quando sua avó se reunia em família para desenvolver essa receita valiosa que se transformou em um produto de cosmético.

Feitas por mãos pretas, o Creme de Tutano Vovó Maura mantém a tradição até os dias de hoje. O produto tem uma base pura retirada da medula óssea do boi, sem outros variantes. Após extração, a substância passa por um processo de limpeza e higienização, aquecimento em banho-maria e em seguida é coado. Ao esfriar, o produto é batido, e depois de aerado, chega à etapa final do processo.

O tutano é um ativo bastante eficiente para tratar cabelos enfraquecidos e quebradiços. Rico em colágeno, ele tem o poder de fechar as escamas dos fios do cabelo, ajudando a distribuir a oleosidade natural por todo o comprimento, amaciando, deixando-os mais flexíveis, resistentes e revitalizados.

Todo o processo da criação do Creme de Tutano Vovó Maura é artesanal. O processo de transformação da substância em um produto de beleza dura em média cinco dias e é produzido em Salvador. As encomendas podem ser solicitadas por meio do perfil @tutanoartesanal no Instagram.