Márcia Castro faz show gratuito neste sábado 16 , no Quadrilátero da Biblioteca Pública

Sem categoria
15 de junho de 2013
por Genilson Coutinho

A cantora Marcia Castro recebe seus contemporâneos Anelis Assumpção, Curumin e Karina Buhr para homenagear um dos mais importantes grupos da música brasileira, os Novos Baianos, no dia 15 de junho (sábado), às 19h, no Quadrilátero da Biblioteca Pública. O show vai integrar o projeto CINESomBA, que vai promover atividades artísticas durante o período da Copa das Confederações, da FIFA Brasil 2013, com entrada franca.

O convite para Marcia Castro surgiu do idealizador do CINESomBA, o videoartista Marcondes Dourado, que na direção da DIMAS pretende promover a relação do audiovisual com as outras linguagens artísticas, que se somam e podem valorizar mais ainda o cinema. “Os Novos Baianos, quando se mudaram para o sítio de Jacarepaguá, se dividiam entre música e futebol. Então, nada melhor do que celebrá-los com música num momento em que a cidade estará totalmente envolvida pelo clima dos jogos da Copa”, pontua Marcia.

Para a empreitada, a cantora reuniu artistas de sua geração que tem nos seus trabalhos musicais influências do grupo. Segundo ela, as influências e referências podem estar evidentes na atitude, como no caso da Karina Buhr e também na sonoridade e swing com toques de brasilidade, como no trabalho do Curumin e de Anelis, ambos paulistas. “A ideia de convidar esses artistas é também um desejo de levar para a cidade o que está rolando na cena da música contemporânea brasileira”, completa.

O repertório do show será formado basicamente por músicas dos Novos Baianos, além de uma canção de cada convidado que tenha relação com o repertório do grupo baiano. Canções como Mistério do Planeta e Acabou Chorare estarão presentes, além de sucessos como Preta Pretinha e Besta é Tu. Segundo Marcia, a idéia é preservar a sonoridade e arranjos originais do grupo, com poucas intervenções no seu conceito musical.

A banda que acompanha os artistas é formada por Juninho Costa (guitarra), Julio Caldas (violão, bandolim e guitarra), Marcelo Seco (baixo), Batata (percussão), além do próprio Curumin na bateria e direção musical.

 Sobre o CINESomBA

Cinema que dialoga com a música, música que dialoga com o cinema; cineasta que faz música, músico que faz cinema; videoclipe, a mais clara junção entre as duas linguagens: assim é o festival CINESomBA, que ocupa a estrutura do Complexo Cultural dos Barris, o que inclui as salas Alexandre Robatto e Walter da Silveira, escadaria da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Quadrilátero da Biblioteca e Galeria Pierre Verger. Mostras e videoinstalações, além de exibições audiovisuais em videomapping e transmissão de jogo do Brasil, estão na programação, que se estende ao longo de três dias, de 14 a 16 de junho (sexta a domingo), das 9 às 22 horas, com entrada franca. Na lista de filmes, traços da música da Bahia aparecem em curtas, médias e longas-metragens. Ao final de cada dia, um show encerra as atividades em conexão com o que foi visto nas telas, trazendo André Luiz Oliveira, Márcia Castro, Curumin, Anelis Assumpção, Karina Buhr, Mariella Santiago e Moreno Veloso.

Diariamente, durante todo o horário do evento, visitantes vão se deparar com uma instalação sonora com obras do músico Arto Lindsay. Também todos os dias, a partir das 18h30, videoclipes baianos dos mais variados estilos, do rock ao pagode, da MPB ao arrocha, serão exibidos na fachada da Biblioteca, e em seguida, os VJs Jan Cathalá e Caetano Britto, ao lado dos DJs Edbrass e Maira Cristina, também fazem suas projeções em Videomapping.

No sábado (15/6), a partir das 14 horas, os DJs Edbrass e Maira fazem o som de aquecimento para a transmissão do jogo Brasil X Japão, às 16 horas, no Quadrilátero da Biblioteca. A festa do dia se completa com Márcia Castro, Curumin, Anelis Assumpção e Karina Buhr num espetáculo em reverência aos Novos Baianos.

No último dia, domingo (16/6), além do curta O Novíssimo Baiano (Hélio Rodrigues), toda a tarde será recheada de médias e longas: Efeito Bogary (Rodrigo Luna e Renato Gaiarsa), Os Doces Bárbaros (Jom Tob Azulay), Úteros em Fúria – Uma Videobiografia (Chico Castro Jr.), Samba-Reggae: A Arma É Musical (Maira Cristina) e Sonora Rio Bahia (Jasmin Pinho). Fechando o evento, Mariella Santiago e Moreno Veloso fazem show em homenagem a Caetano Veloso