Marcia Castro faz show em homenagens ao Novos Baianos em Salvador

Genilson Coutinho,
04/06/2013 | 09h06

Cantora reúne Anelis Assumpção, Karina Buhr e Curumin no CINESomBA, no dia 15 de junho.


A cantora Marcia Castro recebe seus contemporâneos Anelis Assumpção, Curumin e Karina Buhr para homenagear um dos mais importantes grupos da música brasileira, os Novos Baianos, no dia 15 de junho (sábado), às 19h, noQuadrilátero da Biblioteca Pública. O show vai integrar o projeto CINESomBA, que vai promover atividades artísticas durante o período da Copa das Confederações, da FIFA Brasil 2013, com entrada franca.

Nesse período, a Fundação Cultural do Estado da Bahia(FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), vai contar com uma programação que envolverá audiovisual, circo, dança e teatro. Realizado pela Diretoria de Audiovisual (DIMAS), o CINESomBApropõe a união entre cinema e música, ocupando a estrutura do Complexo Cultural dos Barris entre 14 e 16 de junho.

O convite para Marcia Castro surgiu do idealizador doCINESomBA, o videoartista Marcondes Dourado, que na direção da DIMAS pretende promover a relação do audiovisual com as outras linguagens artísticas, que se somam e podem valorizar mais ainda o cinema. “Os Novos Baianos, quando se mudaram para o sítio de Jacarepaguá, se dividiam entre música e futebol. Então, nada melhor do que celebrá-los com música num momento em que a cidade estará totalmente envolvida pelo clima dos jogos da Copa”, pontua Marcia.

Para a empreitada, a cantora reuniu artistas de sua geração que tem nos seus trabalhos musicais influências do grupo. Segundo ela, as influências e referências podem estar evidentes na atitude, como no caso da Karina Buhr e também na sonoridade e swing com toques de brasilidade, como no trabalho do Curumin e de Anelis, ambos paulistas. “A ideia de convidar esses artistas é também um desejo de levar para a cidade o que está rolando na cena da música contemporânea brasileira”, completa.

O repertório do show será formado basicamente por músicas dos Novos Baianos, além de uma canção de cada convidado que tenha relação com o repertório do grupo baiano. Canções como Mistério do Planeta e Acabou Chorare estarão presentes, além de sucessos como Preta Pretinha e Besta é Tu. Segundo Marcia, a idéia é preservar a sonoridade e arranjos originais do grupo, com poucas intervenções no seu conceito musical.

A banda que acompanha os artistas é formada por Juninho Costa (guitarra), Julio Caldas (violão, bandolim e guitarra),Marcelo Seco (baixo), Batata (percussão), além do próprioCurumin na bateria e direção musical