Marcas se posicionam contra a lei antigay na Rússia

Genilson Coutinho,
07/02/2014 | 12h02

Os protestos e debates sobre a lei antigay na Rússia ofuscaram o inicio das Olimpíadas de Inverno de Sochi. A competição já começou, mas hoje acontece a abertura oficial do evento. O momento é delicado para a organização, já que inúmeros ativistas dos direitos dos gays e até mesmo atletas têm pressionado os patrocinadores dos Jogos a tomar alguma atitude ou mesmo retirar o seu patrocínio em favor dessa causa. Neste cenário de xeque, estão empresas como Coca-Cola, a McDonald’s e a P&G.

A companhia de refrigerantes é a que mais sofre com as acusações. No final de janeiro, ao lançar um site que permite a criação de latinhas personalizadas com diversos nomes, na África do Sul, os usuários não conseguiam colocar a palavra “gay”. Ao digitar o verbete, o site exibia a mensagem: “Oops. Vamos fingir que você não digitou isso. Por favor, tente outro nome”. Nem é preciso dizer o quanto tal atitude enfureceu grande parte do público.

Mas, também é importante ressaltas casos positivos. Abaixo estão alguns exemplos de marcas que corajosamente tomaram partido da situação e apoiaram a causa gay e a diversidade. Confira:

Google

Na última quinta-feira (6) o Google demonstrou seu apoio à comunidade gay com um doodle com as cores do arco-íris dedicado aos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia (imagem acima).

O tradicional canal inglês Channel 4 modificou seu logo original para  preenchê-lo com as cores do arco-íris, que fazem referência a bandeira do orgulho gay, além de lançar uma campanha publicitária de TV chamada “Gay Mountain”. Veja o filme abaixo:

O Instituto Canadense de Diversidade

Para combater a homofobia, o instituto criou um comercial para lembrar que a competição sempre foi “um pouquinho” gay e é preciso permanecer assim.Utilizando o clássico dos anos 80 “Don’t You Want Me”, do The Human League, o filme exibe o empurrão inicial dado no bobsled, o trenó dos jogos de inverno, de uma maneira bem sugestiva.

Cervejaria BrewDog

“Olá Meu Nome é Vladimir”, a primeira cerveja-protesto do mundo, causou polêmica às vésperas dos jogos de inverno em Sochi, na Rússia. O produto foi criado pela cervejaria escocesa BrewDog para debochar do presidente russo.

AT&T

A AT&T Inc. tomou posição contra a lei antigay da Rússia, unindo-se aos atletas e ativistas que a condenaram, um pouco antes do começo dos Jogos Olímpicos em Sochi. “Nós também queremos deixar registrado o nosso apoio à comunidade LGBT e esperamos que os outros participantes envolvidos nos Jogos Olímpicos façam o mesmo”, publicou a marca em seu blog.

Do  Adnews