Manifesto LGBTRICOLOR por um Bahia cada vez mais democrático
O Bahia é verdadeiramente um clube do povo, essa máxima é praticada a partir de uma série de iniciativas, mas sobretudo das Ações Afirmativas. Foram elas que possibilitaram a existência de uma torcida que congrega uma comunidade vítima de ódio, inclusive no futebol, que é a comunidade LGBTQIA+.
Desde que surgiu a LGBTricolor mais de uma dezena de torcidas e movimentos LGBTQIA+ surgiram em clubes de todo o Brasil, o que culminou na construção do Coletivo Nacional de Torcidas LGBTQIAP+ Canarinhos Arco-íris. Diversas iniciativas, propostas e denúncias de combate a LGBTfobia foram apresentadas a órgãos de estado e do futebol no intuito de combater essa violência.
Isso mostra a força, a potência e importância que ações afirmativas tem para aprofundar a democracia no Bahia, mas também para o futebol nacional. Nesse momento de eleição queremos o compromisso de todas as chapas e candidatos a presidência e vice-presidência com a continuidade dessas ações.
A conquista da democratização do Bahia foi um marco importante não só para o próprio clube, mas para todo o futebol nacional. Um grito de liberdade dado por torcedores que superou um tempo em que temíamos pela própria existência e sobrevivência do clube, quando o Bahia era chacota nacional, época em que a preocupação era não ser goleado a cada jogo.
Com a democracia o Bahia cresceu, voltou a disputar grandes títulos, consolidou sua posição de maior time do nordeste e um dos maiores do Brasil, inaugurou um grande centro de treinamento, avançamos no marketing, na transparência, temos um dos maiores programas de sócio torcedores do Brasil, marca e loja própria e uma saúde orçamentária que poucos clubes do Brasil têm. Tudo isso colocou o Bahia numa justa posição diante da dimensão do que temos de mais evoluído no futebol.
Mas as ações afirmativas inauguraram um momento inédito no futebol nacional e colocaram o Bahia em evidência internacional e apesar de não ter finalidade comercial como princípio o Núcleo de Ações Afirmativas tem ajudado a reforçar o orçamento e a projeção do Clube.
Ações afirmativas são atos ou medidas com os objetivos de eliminar desigualdades, preconceitos e garantir a igualdade de oportunidades e tratamento, combatendo exclusões provocadas pela discriminação e marginalização decorrentes de motivos raciais, religiosos, de gênero, sexualidade e outros. Importante reafirmar o conceito pra que não se faça confusão com as ações sociais que o clube também promove.
Diante de tudo isso levantamos as seguintes proposições:
- Institucionalização do Núcleo de Ações Afirmativas com a garantia da participação das torcidas e demais movimentos de comunidades socialmente vulneráveis e estigmatizadas.
- Construção de um calendário das ações afirmativas
- Criar projetos para captar recursos para o financiamento das ações afirmativas
- Continuidade da coleção “Clube do Povo” e de edições especiais voltadas a causas sociais como a do Petróleo e do SUS.
- Construção de um programa permanente como o “Me deixe torcer” voltado ao combate a LGBTfobia durante os jogos.
- Construção de conteúdos voltados ao público LGBTQIAP+ no Sócio Digital
- Profissionalização do Time Feminino e Construção do alojamento no Centro de Treinamento.
- Contratação de LGBTQIAP+ (com foco em pessoas trans) para o quadro de funcionáries do clube (como já acontece atualmente).
- Exclusão do quadro de Sócios e da estrutura interna do clube pessoas que tiverem condutas comprovadamente LGBTfóbicas.
- Construção de ações para ampliar a participação de pessoas negras, mulheres e LGBTQIs no Conselho Deliberativo.
Divulgaremos as chapas e candidatos a presidência/vice-presidência que se comprometerem com esses 10 pontos no intuito de ajudar a divulgar quem firmou compromisso.