Mangueira Realizará Show de Abertura do 5º Congresso Nacional da ABGLT em Niterói

Comportamento, Social
23 de maio de 2014
por Genilson Coutinho

homeinicial_2586218679_645x250

A Bateria “Tem Que Respeitar Meu Tamborim” da Estação Primeira de Mangueira faz o show de abertura do 5º Congresso Nacional da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), nesta quinta (22/05), às 22h no Centro Petrobrás de Cinema em Niterói. Os 300 delegados e delegadas LGBT de todo o país participam durante 4 dias na cidade sorriso de debates sobre democracia, participação civil na luta política e nas eleições deste ano, além de discutir a agenda estratégica e política.

Cerca de 30 ritmistas, intérpretes, passistas, casal de mestre sala e porta bandeira, a primeira destaque transformista da Mangueira Dianelly Braga e a rainha de bateria Evelyn Santos, estarão presentes no show. A Bateria da Mangueira apresentará seus principais sambas enredo que foram sucesso na Sapucaí e na Parada do Orgulho LGBT de Copacabana em 2013.

“É uma honra para a Mangueira poder fazer o show de abertura do Congresso da maior rede LGBT da América Latina, temos que unir forças na luta contra a discriminação e a homofobia, nossa escola além de apoiar e participar dos eventos LGBT como a Parada de Copacabana e o Miss Trans Brasil, está sendo exemplo no empoderamento e visibilidade dos LGBT que constroem o carnaval e o samba com tanto amor e dedicação”, pontua o presidente da agremiação, Chiquinho da Mangueira.

No carnaval de 2014 com o enredo “A Festança Brasileira Cai no Samba da Mangueira”, que homenageou as principais festas e manifestações culturais do Brasil, a Mangueira teve um setor do seu desfile, homenageando a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, com direito a Ala do “Casamento Gay” e o carro: “Saindo do Armário”, que foi um dos mais aplaudidos na Sapucaí nos dois dias de desfile.

 

O Congresso

 

O 5º Congresso Nacional da ABGLT inicia-se no dia 22 de maio, com o tema “Por uma ABGLT do Tamanho do Brasil” na cidade de Niterói e tem o seu encerramento no dia 25, domingo, com a 5ª Marcha Nacional Contra a Homofobia às 13h na Praia de Copacabana, posto 6, Rio de Janeiro. O Congresso é realizado pelo GDN (Grupo Diversidade de Niterói) com apoio da prefeitura da cidade de Niterói. Durante os 4 dias serão realizadas mesas e debates que discutirão ações de promoção da cidadania LGBT e de combate a homofobia. Maiores informações sobre a programação são encontradas na página da associação (www.abglt.org.br ).