Mais Teatro:Empresários lançam primeiro acervo de teatro digital do Brasil

Sem categoria
15 de maio de 2013
por Genilson Coutinho


Dados de peças, teatros, produtores, atores e diretores, além da agenda teatral, de todo o Brasil estão reunidos em um ambiente virtual. Destinado aos apreciadores das artes cênicas, o Mais Teatro, destina para cada peça, teatro e profissional espaço para apresentação e ficha técnica. Além disso, os produtores também contam com uma pagina de apresentação, contatos, agenda dos espetáculos vinculados a ele, logomarca e galeria de fotos, além de um espaço para notícias.

Criado em janeiro de 2012, o Mais Teatro foi concebido pela Toró de Idéias, através dos sócios Fabio Castro e Marcelo Hermida, que detectaram a necessidade de um guia de teatro nacional. Com pouco mais de um ano de vida, o espaço virtual tem o objetivo de ser o mais completo acervo de teatro do Brasil, se transformando em referência no assunto.

As informações contempladas no site sobre os teatros estão relacionadas as características técnicas como lotação, dias de funcionamento, estrutura, tamanho do palco, histórico, origem e peças em cartaz. Das peças teatrais é exibido um release completo, breve histórico com fotos, agenda, atores e profissionais que as compõem. Em relação aos profissionais é mostrado o histórico de trabalhos já realizados e as peças em cartaz que estejam participando. Já das produtoras é possível obter informações de contato, o histórico e as peças em cartaz produzidas.

Entre os benefícios do Mais Teatro para o público uma agenda de teatro atualizada diariamente, com avaliação do público das peças de teatro, com busca facilitada e promoções especiais. Para os produtores, teatros e grupos de teatros, o site oferece divulgação gratuita, incluindo as redes sociais e mailings, gerando audiência e dando maior visibilidade a seus produtos e espetáculos.

O espaço presta informações precisas, atualizadas e rápidas visando a satisfação do cliente e oferecendo recursos inovadores e de qualidade. O público que frequentam teatro poderá adquirir ingressos da peça escolhida diretamente do site de forma prática e segura. O Mais Teatro ainda realiza prestação de serviço público e apoio a cultura e educação no país.

O site também dispõe de um sistema de busca com diversos filtros e de grande interatividade. Nele, existe um espaço onde o visitante poderá criar um perfil, e assim, anotar, avaliar e deixar comentários sobre as peças assistidas, as que deseja assistir ou ainda as que deseja rever. O internauta também irá receber a agenda dos espetáculos da sua região por email e newsletter[1] mensal com notícias e novidades do site Mais Teatro.

As atualizações destes conteúdos são diárias e segmentadas para um público alvo, o qual poderá realizar buscas de forma fácil e intuitiva, uma vez que o site dispõe de um sistema de busca com diversos filtros por categoria ou região. O sistema de busca por categoria permite filtrar a pesquisa por: espetáculo, gênero, teatro, produtor, diretor e data da apresentação.

Histórico – A ideia de criação do sítio eletrônico Mais Teatro surgiu de uma observação simples do dia a dia de seu idealizador, Marcelo Hermida, e sua esposa Carolina Carvas. O casal estava em uma fila de um teatro de Salvador comprando ingressos, quando devido ao bom atendimento, a esposa perguntou à atendente como ela poderia obter informações sobre a agenda daquele teatro. Assim, a atendente ofereceu um folheto com telefone, uma relação de peças e um link para uma página do Teatro. Ao acessar o site, Carolina deparou-se com um ambiente muito simples e com poucas informações.

O fato chamou a atenção de Marcelo que, prontamente, pesquisou na internet se existia algum site bem elaborado, a nível nacional que fosse segmentado, voltado exclusivamente para o teatro, que mostrasse, com detalhes, todas as informações dos teatros, produtores e artistas e agenda das peças. Veio, então, a surpresa de que não existia nada parecido, e, por intuição, sem nenhuma pesquisa de mercado, enxergou ali uma oportunidade.

Marcelo criou o nome e a marca Mais Teatro. Carolina fez a busca de todos os principais teatros e produtoras do Brasil. O analista de sistema Fábio Castro também acreditou no projeto e se tornou sócio.

Um aspecto positivo observado pelos sócios foi a receptividade dos responsáveis pelos teatros, produtores e peças que estavam carentes de um espaço de divulgação nacional e disponibilizaram os conteúdos para o Mais Teatro. Com cinco meses em operação, o site já possuía parceria com noventa e dois teatros e exibia duzentas peças em cartaz.