Mais de 20 novos casos de HIV foram diagnosticados em testes rápidos feitos no Carnaval

Sem categoria
5 de março de 2014
por Genilson Coutinho

Nesta quarta-feira (5) foi divulgado o resultado oficial do projeto “Fique Sabendo” da Secretaria de Saúde do Estado, que este ano realizou 4.280 testes rápidos onde foram diagnosticados  24 casos positivos para HIV: 68 reagentes para sífilis, 08 para Hepatite C e 05 para Hepatite B. Todos os testes foram realizados no período do Carnaval.
Os pacientes soropositivos foram encaminhados para o Serviço Municipal de Assistência Especializada (SEMAE), na Liberdade, local onde irão receber acompanhamento médico e multiprofissional. Aqueles que possuíram o diagnóstico para sífilis e hepatites devem realizar o exame confirmatório no Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA Marymar Novais, que funciona no Dendezeiros.

O Projeto “Fique Sabendo” foi realizado pelo 6º ano consecutivo com o objetivo de realizar os diagnósticos precoces, no intuito de quebrar a cadeia de transmissão do HIV e DST’S. O projeto também acompanha o paciente durante todo o tratamento que é ofertado gratuitamente pela rede municipal de saúde.