Mães realizaram Mamaço para conscientizar sobre a importância do aleitamento

Saúde, Serviços
8 de maio de 2015
por Genilson Coutinho
Ação Mamaço_/Foto:Roberto Abreu

Ação Mamaço_/Foto:Roberto Abreu

Na noite de ontem, 07/05, cerca de 40 mães e seus bebês se reuniram na escada panorâmica do Salvador Shopping numa ação comemorativa ao Dia das Mães. O encontro teve como finalidade, defender o direito de amamentar em espaços públicos e privados, além de destacar a importância do aleitamento materno. O evento fez parte da programação da campanha social do Salvador Shopping, que acontece até domingo, 10/05, data da celebração.

A psicóloga Bianca Amorim, 28 anos, mãe do pequeno Lucas, de 10 meses, participou no Mamaço. “Foi um evento especial que mostrou que além de mim, outras mães estão atentas à mobilização e demonstrou a importância do aleitamento materno e o quão natural é amamentar em público”, sinalizou a participante. A amamentação é um ato de amor e carinho, faz o bebê se sentir seguro e acolhido. “Emocionalmente também é importante para o desenvolvimento psíquico do bebê, pois promove o vínculo psicológico com a mãe, transmitindo-lhe segurança e carinho, de modo a facilitar, mais tarde, o seu relacionamento interpessoal e, ainda, contribui para o desenvolvimento psicomotor do bebê”, sinaliza Tarsila Leão, representante da A MAMA – Assessoria em Amamentação e Assistência Materno Infantil, que realizou a mobilização e é parceira do Salvador Shopping na ação.

Com o mote “Mães estão sempre se doando”, o Salvador Shopping dentro da campanha social preparou um local exclusivo, o “Espaço de Mãe para Mãe” (piso L2 do empreendimento), no qual o público pode participar de cursos, realizar o cadastramento para doação de leite humano e receber dicas e orientações sobre os assuntos. O espaço funciona até o dia 10 de maio, durante o horário do shopping. As mulheres que quiserem realizar a doação do leite humano podem fazer o cadastro na loja ou através do hotsite: www.salvadorshopping.com.br/diadasmaes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática do aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses de vida, e depois da introdução de outros alimentos a continuidade por dois anos ou mais. As crianças que se alimentam de leite materno têm menos chance de desenvolver doenças infecciosas, diabetes e obesidade. O benefício se estende às mães que reduzem as chances de câncer de mama e de ovários.

Hora do Mamaço – O evento oficial da AMS Brasil ocorre nacionalmente, sempre no início de agosto, para comemorar a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Na capital baiana, o movimento é realizado há três anos. Na edição 2015, o tema será “Trabalhar e Amamentar, só basta apoiar!”.