Notícias

Madre de Deus celebra Semana do Orgulho LGBTQI+com várias atividades

Genilson Coutinho,
22/10/2019 | 16h10

Livia Feereira – Poetisa ,empresaria e ativista

O Grupo Arco Íris, o Coletivo O Vale e a Prefeitura de Madre de Deus, através das Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) estão realizando desde o último domingo (20) uma série de atividades inclusas na Semana do Orgulho LGBTQI+, também denominada Semana da Diversidade. A União Municipal de Estudantes Secundaristas (UMES) e UNA LGBT também são parceiros na realização destes eventos, que se estendem até o dia 27 deste mês, quando será realizada a 7 ª Parada do Orgulho LGBTQI +, com concentração a partir de 14h00, na frente do Estádio Municipal.

A 7 ª Parada do Orgulho LGBTQI+ terá como atrações culturais Aryane Azevedo; Na Viola; Eg Bamba Retrô; Louise Mosini; DJ Júnior; DJ Fábio Jr.; DJ Marve Big Head; DJ JC; shows de drags e transformistas. E na mesma data, às 21h00, na pista de skate, será realizada a comemoração dos 3 anos de fundação do Coletivo O Vale.

“Esta gestão municipal defende os direitos de todos. Sempre defendi o movimento LGBTQI+ e na condição de secretário de Cultura e Turismo não poderia ser diferente. Esta é uma causa nobre. A Semana da Diversidade tem o objetivo de romper preconceitos e valorizar nossa população, sem distinção de credo, raça, cor, religião ou orientação sexual”, afirmou o secretário de cultura Marden Lessa.

Segue programação abaixo até o dia 27/10/2019.

Dia (22) a União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes) realizou às 10h00, no Colégio Estadual Antônio Balbino, uma Roda de Conversa tendo como tema “Diversidade e Cultura da Paz nas Escolas”. A ação tem apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC).

Dia 23, às 18h30, será realizada uma sessão especial alusiva ao tema na Câmara Municipal de Madre de Deus.

As atividades também envolvem a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU). Nos dias 24 e 25 deste mês serão realizadas palestras nos Postos de Saúde da Família (PSFs) com o tema “Saúde da População LGBTQI+”.

Dia 24, às 18h00, na Pracinha dos Gays, diversas instituições estão envolvidas na Roda de Conversa que terá como foco os temas “Representatividade Lésbica e Cultura do Ódios-Porque as Lésbicas São Tão Ojerizadas?” e “Pessoas Trans e o Mercado de Trabalho: Como incluir Pessoas Trans”. Os debates terão a participação de Lívia Ferreira e Beatrice Mathiê. Este evento contará com a participação de representações da Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social(SJDHDS), Grupo Gay da Bahia (GGB) e UNA LGBT, dentre outras instituições.

Dia 26 será de mobilização. Ocorrerá uma atividade preparatória e de produção do evento que será o ápice da semana, a Parada LGBTQI+. Dentre as ações, que ocorrem a partir de 15h00, será realizada a “Oficina de Cartaz”, em parceria com o Coletivo O Vale. O ato ocorrerá na Biblioteca Municipal de Madre de Deus.

Dia 27, a 7 ª Parada do Orgulho LGBTQI, concentração a partir das 14h00, em frente ao Estádio Municipal.