Made in Bahia comemora 25 anos com festa na Itaipava Arena Fonte Nova

In Moda
23 de novembro de 2015
por Genilson Coutinho

Foto: Reprodução

Consolidado como o mais importante evento de pronta entrega de moda do país, a Made in Bahia completa este ano 25 anos de história e vai celebrar a data com uma grande festa na Itaipava Arena Fonte Nova. Com o tema “Entre Nessa Festa”, o evento, que será realizado entre os dias 08 a 13 de dezembro, vai trazer muitas novidades para quem quer estar em sintonia com as últimas tendências para o Verão 2015/2016, além de opções para as festas de final de ano. Paralelo à feira, acontecerá também o 16º Salão Presentes com opções de mimos originais e de baixo custo, para quem deseja presentear no Natal.

Com muita organização, planejamento e criatividade, ao longo desses 25 anos, a idealizadora da Made in Bahia e também da Expo de Moda, a empresária e produtora Vera Pontes, foi a pioneira no Brasil a promover uma feira de moda em sistema de pronta entrega, (antes só existiam feiras de pedidos), reunindo expositores de diversos estados do país, e que hoje se tornou um case de sucesso levando ao público uma moda acessível e diferenciada. Além disso, Vera foi uma das principais responsáveis por estimular e revelar estilistas, além de movimentar o comércio, com as vendas no atacado e no varejo a preços de fábrica. “A realização da Made in Bahia na Itaipava Arena Fonte será um marco para esses 25 anos, afinal é um local de grandes acontecimentos na Bahia. Nós fomos a primeira feira de pronta entrega realizada no Brasil e continuamos, por 25 anos ininterruptos, sendo uma referência no país quando se fala em feiras em sistema de pronta entrega de moda”, revela a estilista, produtora de moda e idealizadora da feira Vera Pontes.

Desfiles

Como em todas as outras edições, a Made in Bahia trará ainda uma programação diversificada de desfiles diários, com apresentações de looks criados por estilistas e bloggers, além de garimpo de peças dos expositores. E para marcar as comemorações, o desfile de abertura, no dia 08, fará um revival desses 25 anos, trazendo grandes talentos e criadores que já passaram pela feira: a estilista Marcia Ganem, às 19h, que vai fazer em seu desfile uma homenagem a Oxum, com 15 looks entre curtos e longos, em uma cartela que vai do branco e champagne até o amarelo. Na sequência, às 20h, o estilista pernambucano Jan Souza, que subirá à passarela para apresentar ao público o desfile “Festa e Noiva”, com opções de vestidos e peças para ocasiões especiais. Ao longo de todos esses anos, passaram pela Made in Bahia estilistas como Valéria Kaveski, Luciana Galeão, Vitorino Campos, Tarcísio Almeida, Úrsula Felix, Carol Barreto e Gefferson Vila Nova – muitos deles através do concurso Novos Criadores, criado por Vera em 2000 e realizado durante seis anos.

Já na quarta (09), às 19h, o desfile “Entre Nessa Festa” será promovido e protagonizado por 13 estilistas renomados que, além de criar os looks, também vão entrar na festa e participar como modelos por um dia. São eles: Levite Bahia, Jhon Pereira, Cleuza Francisca, Rômulo Salomão, Luciene Leal, Fagner Bispo, João Damapejú, Angela Amado, Adenilse Romana, Guida Maria, Brenda Wicks, Livia Chaves, Mario Farias e Rey Vilas Boas.

 

Na quinta (10), será a vez do “Mix dos Expositores” – um desfile com peças que estarão à venda na feira e serão garimpados pela stylist Ludmila Olicar, com casting da agência Up to Date. As tendências para o Verão 2015/2016 e o que será usado nas festas de fim de ano em roupas e acessórios, lingerie e moda fitness, serão selecionados do mix de expositores da feira.

Já na sexta (11), às 19h, o estilista John Pereira será responsável pelo desfile da coleção “Príncipes do Sangue Vermelho”, que tem como inspiração central o homem jovem dos grandes centros populares de Salvador e valoriza um novo estilo de vida. Em seguida, às 20h, será a vez do tradicional desfile das “Minicoleções”, com criações dos estilistas Rômulo Salomão, Luciene Leal, Angela Amado, Brenda Wicks e Rey Vilas Boas.

No sábado (12), às 19h, será o grande dia dos Fashionistas – tradicional desfile produzido por blogueiros e jornalistas que entendem tudo de moda e vão colocar na passarela toda sua expertise ao elaborarem produções com peças garimpadas na feira, também com o tema “Entre Nesta Festa”. Todos os fashionistas subirão à passarela ao lado de suas criações. Os participantes são: Amanda Dragone (Blog Rasgando Seda), Andréa Conceição (Blog It Guel), Aninha Varjão (Blog Saia Plissada), Bruna Nadir e Beth Maciel (Blog Subúrbio da Moda), Camila Freiper (Blog Amiga Phyna), Fernanda Lacerda (Blog Nanda Lacerda), Gabriela Cruz (Caderno Bazar – Jornal Correio), Gina Reis (Blog Varal da Moda), Isabela Nascimento (Blog Vitrine Virtual), John França (Blog John Urbani), Manu Prado (Blog Manu Prado), Marcele Neves (Blog Sutiã de Bolinhas), Nathália Luna (Blog Tendencialist), Phaedra Brasil e Rafael Vasconcelos (A Tarde Moda), Siméia Santos (Blog Menina de Ouro), Sofia Litzinger (Blog Moda sem Controle), Taiane Nunes (Blog Missy Luxury) e Vanessa Ventura (Belícia Blog).

Para encerrar a Made in Bahia, no domingo (13), o estilista Levite Bahia levará a sua coleção “Levitianas” à passarela, que tem como inspiração as suas fiéis clientes.

Exposição “Chapéus Mauricio Nonato”

Como forma de homenagear um dos grandes estilistas e figurinistas da Bahia, Maurício Nonato, que produziu desfiles inesquecíveis por mais de 15 anos na Made in Bahia haverá uma exposição de réplicas de alguns chapéus entre tantos que foram utilizados nas produções dos seus desfiles. O estilista João Damapejú foi convidado para reproduzir as peças, pela sua habilidade artesanal.

 

Além do que pode ser visto nas passarelas, a Made in Bahia é vitrine para inúmeras oportunidades de compras dos mais variados itens de vestuário, calçados e acessórios trazidos por expositores de Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Sergipe e Bahia. Assim, a feira reúne, em uma área de 3 mil metros quadrados, produtos com qualidade e estilo para todos os gostos, sem estourar o orçamento. A Made in Bahia proporciona uma excelente oportunidade para dar aquela repaginada no guarda-roupa, investir no visual e fazer boas compras para o fim de ano

SERVIÇO

25ª Made in Bahia –”Entre Nessa Festa”

Data: 08 a 13 de dezembro – de terça a sábado, das 15h às 22h, e no domingo, das 14h às 21h

Local: Itaipava Arena Fonte Nova

Ingressos: R$ 10 preço único (entrada gratuita para crianças até 04 anos e idosos a partir de 60 anos)

Valor do estacionamento pelo período: R$ 10