Made in Bahia 2011 homenageia centenário de Jorge Amado

Sem categoria
22 de novembro de 2011
por Genilson Coutinho

O evento chega à 21ªEdição repleta de novidades para o Verão e com desfiles de estilistas baianos

 

O mais importante evento de pronta entrega de moda do país, a Made in Bahia,chega à sua 21ªedição de cara nova e com muitas novidades. Este ano serão 175 estandes de confecções e acessórios com as principais tendências do alto verão, que poderão ser conferidas no Pavilhão de Feiras da Bahia – Centro de Convenções, entre os dias 29 de novembro e 04 de dezembro.

Salão de Presentes

Durante a feira, acontecerá ainda o 12° Salão de Presentes, que contará com 30 estandes com diversas opções de presentes e artigos artesanais. Para compor a decoração de Natal, o público encontrará diversas opções de bolas, guirlandas, anjos, árvores e presépios. O diferencial das peças está, principalmente, nas matérias-primas artesanais, como madeira, palha, cerâmica, tecido e cipó.

Praça das Artes

A arquiteta Celeste Leão e o artista plástico Eliezer Nobre uniram os talentos para uma nova parceria que promete ser sucesso. A dupla estará presente na Made in Bahia 2011 à frente da ambientação da Praça das Artes, que possui uma área de 50m². O projeto segue a temática principal da feira, que este ano faz uma homenagem ao escritor baiano Jorge Amado, que completaria 100 anos em 2012. Inspirando-se nos costumes interioranos relatados nos livros de Jorge, como o bate-papo nas praças, o jogo de dominó, a cervejinha gelada saboreada com os deliciosos quitutes nos bancos de bar, Celeste Leão irá projetar a instalação de mesas e banquinhos emoldurados por uma vegetação natural em meio a diversas esculturas de Eliezer Nobre, possibilitando aos visitantes desfrutar de um ambiente aconchegante para espairecer e descansar.

Passarela Made in Bahia

Made in Bahia, promovida por Vera Pontes, promete surpreender os visitantes com um desfile de abertura único, no dia 29 de novembro, às 19h. Estilistas baianos apresentarão produções exclusivas em homenagem aos personagens marcantes do escritor Jorge Amado, que completaria 100 anos em 2012. Gabriela, Dona Flor, Dora, Tereza Batista, Perpétua, Lívia, Rosa de Oxalá, Yemanjá e Tieta são alguns dos personagens que fizeram história através do escritor baiano e que serão revisitados pelas mãos de criadores baianos, como Di Paula, Babbi Araújo, Levite Bahia, Fagner Bispo, João Damapeju e Guida Maria, entre outros. Para uma maior caracterização, as modelos serão maquiadas e penteadas pelo profissional Dai Alves.

Nos demais dias da Made, serão realizados desfiles diários, às 19h. No dia 30 será a vez do desfile da Massaclê – confecção feminina de Belo Horizonte, com produção de Claudio Rebelo e Isabela Vechiatti e modelos da Park Model. Quem também fará parte da programação dos desfiles é a estilistas Madá Negrif, que produzirá para apresentar no dia 01 de dezembro, um desfile utilizando o material dos participantes da Caravana de Moda, um evento itinerante em parceria com o também estilista Eduardo Matos, da grife Plataforma Z. Também no dia 01 será apresentada as Mini Coleções produzidas por Silla Maria Filgueira, Luciana Souza, João Damapeju e Babbi Araújo.

Já no dia 02, acontecerá um desfile em homenagem às blogueiras e aos blogueiros de moda de Salvador. Formadores de opinião que hoje têm uma grande influência no jeito como as pessoas se relacionam com a moda. Eles foram convidados a participarem da Made in Bahia, na criação e elaboração de looks  – com produtos garimpados da feira – que serão exibidos na passarela. O garimpo das peças será feito no primeiro dia da feira (29/11).

Os alunos do SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial apresentarão, no dia 03, suas coleções de verão baseadas nos croquis expostos durante a Expo de Moda de 2011. A programação do dia 03 continua às 20h com o desfile promovido pela Faculdade da Cidade com alunos que estão concluindo as disciplinas de projetos de moda masculina e feminina. A mostra de coleções, que está sob a coordenação dos professores Carol Barreto, Maurício Portela e Diógeny Costa, tem como tema 100 anos de Maria Bonita: a estética do cangaço.

O encerramento da programação de desfiles acontecerá no dia 04, às 18h, com o desfile das alunas e egressas do curso de Design de Moda da Unijorge que irão apresentar peças de moda praia para o verão 2012. Quem também marca presença na Made este ano será a Água de Cheiro, que irá promover uma ação para captar revendedoras.

A Made in Bahia trará 210 estandes entre confecção, acessórios, Salão de Presentes e Praça de Alimentação, distribuídos em uma área de 10 mil metros quadrados, trazendo para o mercado produtos de qualidade e com preços acessíveis. Estima-se que cerca de 50 mil pessoas circulem nos seis dias de evento, promovido desde a primeira edição pela produtora Vera Pontes. Os ingressos custam R$5,00, com horário de funcionamento das 14h às 21h.

Programação de Desfiles:

Durante os seis dias do evento, sempre às 19h, serão realizados desfiles com peças da feira e de estilistas convidados. Confira abaixo a programação:

Dia 29/11 – “Personagens de Jorge Amado”

Luciana Souza – Tereza Batista

Lívia Queiroz – Lívia do Livro Mar Morto

Luciene Leal – Rosa de Oxalá – Livro Tenda dos Milagres

João Damapeju – Yemanjá – Livro Mar Morto

Jonas Pereira – Yabá do livro Tenda dos Milagres

Mário Farias – Tieta

Levite Bahia – Gabriela

Babby Araújo – Dora – Livro Capitães de Areia

Adir Bastos – Inspiração no livro País do Carnaval

Guida Maria – Dona Flor

Di Paula – Perpétua – Livro Tieta do Agreste

Nea Santana – Teodoro Madureira ( marido de Dona Flor)

Joel Souza – Rosa Palmeirão (Mar Morto)

Fagner Bispo – Vadinho (amante de Dona Flor)

 

Dia 30/11 – Massaclê

Inspirados no universo de Gabriela, de Jorge Amado, os estudantes do curso de modelo e maquiagem Park Model, da Escola Parque, no bairro da Caixa D’ Água, em Salvador, sobem na passarela da Made in Bahia por mais um ano. As peças produzidas pela Massaclê, confecção de Belo Horizonte, buscam inspiração no olhar de fora sobre a sensualidade da mulher baiana representada por Gabriela.

Dia 01/12 – Caravana de Moda

Um evento itinerante que já acontece em diversas cidades do Brasil. Em Salvador, a Caravana de Moda está na sua 2° edição e é promovida por Eduardo Matos, da Plataforma Z e Madá, da Negrif. No desfile será apresentado um mix do que já foi produzido pelos designers, fazendo interferência com música e poesia. Além disso, durante toda a Made in Bahia, os modelos irão circular pelo espaço usando peças dos designers, como forma de atrair o público para o estande da Caravana da Moda. Outro diferencial do espaço será a decoração do ambiente, que fará uma homenagem ao centenário de Jorge Amado.

Dia 01/12 – Mini Coleções

Estilistas baianos como João Damapeju e Babbi Araújo, Silla Maria Filgueira e Luciana Souza irão apresentar mini coleções verão 2011/2012.

Dia 02/12 – Desfile das Blogueiras e Blogueiros

Este ano a Made in Bahia fará uma homenagem aos blogueiros e blogueiras de moda de Salvador. Os blogueiros e as blogueiras vão garimpar peças na Made in Bahia e produzir looks com produtos da feira. Essas produções serão apresentadas durante o desfile, acompanhado do seu criador, no dia 02, às 19h.

Dia 03/12 – Senac e Faculdade da Cidade

Maria das Graças, Margarete Rezende e Magnólia Santos, alunas do curso de Desenhista de Moda do SENAC, irão apresentar, às 19h, durante o desfile uma parte da coleção preparada para o Verão 2011/2012. Maria das Graças trará o desfile “Estrela do Oriente” com o tema Mulher Japonesa. Com inspiração nas belas praias da costa baiana, Margarete Rezende mostrará a coleção “Verão do Forte” com o tema Praia do Forte e Magnólia Santos buscou inspiração na poeta e jornalista Elisa Lucinda. Com a coleção “Razão e Sensibilidade”.

Às 20h, será promovido o desfile da Faculdade da Cidade. A mostra de coleções será apresentada pelos alunos que estão concluindo as disciplinas de projetos de moda masculina e feminina. Sob a coordenação dos professores Carol Barreto, Maurício Portela e Diógeny Costa, o desfile terá como tema “100 anos de Maria Bonita: a estética do cangaço”.

Dia 04/12 – Desfile Unijorge

Alunas e egressas do curso de Design de Moda da Unijorge irão apresentar um desfile inspirado nas obras de Jorge Amado. Na passarela serão apresentadas peças de moda praia para o verão 2012.