Luiz Marfuz vai dirigir o 25ª Prêmio Braskem de Teatro

No Circuito, Teatro
14 de maio de 2018
por Genilson Coutinho

O diretor teatral Luiz Marfuz vai assinar a direção artística da cerimônia de entrega do Prêmio Braskem de Teatro 2018. A mais tradicional premiação das artes cênicas baianas, comemora bodas de prata ao chegar este ano a sua 25ª edição, que será realizada no dia 13 de junho, no palco principal do Teatro Castro Alves, em Salvador. “É sempre um desafio dirigir um evento desse porte para uma classe artística que resiste e persiste em manter viva uma arte, sempre em condições tão adversas”, ressalta Marfuz, que irá dirigir a premiação pela sexta vez. Segundo ele, o desafio maior em assinar a direção artística da cerimônia é contemplar numa única noite a riqueza e diversidade do teatro baiano. “São artistas de grandezas extraordinárias, com imensa pluralidade estética e política e uma alta capacidade de reflexão crítica por meio de seus trabalhos”, garante.

Diretor teatral com doutorado em Artes Cênicas e mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas, ambos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Marfuz já dirigiu diversas peças, entre elas: Bodas de Prata, de sua autoria (1977); Sim – o universo de Arrabal, de Cleise Mendes (1987); Cuida Bem de Mim, em coautoria com Filinto Coelho (1996); Comédia do Fim (2003) e Atire a primeira pedra, de Nelson Rodrigues (2008); entre tantas outras.

 Sobre o PBT

O Prêmio Braskem de Teatro, que é uma realização da Caderno 2 Produções e patrocinada pela Braskem e Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, é um evento tradicional já consolidado no cenário cultural da Bahia e tem o objetivo de valorizar, reconhecer e premiar a produção teatral do estado, abrindo espaço para o surgimento de novos talentos. A premiação, que em 2018 chega a sua 25ª edição, exemplifica a estratégia de atuação social da Braskem na valorização e promoção da cultura e das artes, com foco no desenvolvimento humano.

 Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e faturamento de R$ 55 bilhões em 2016. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.