Livro sobre políticas LGBT será lançado dia 8 de setembro em Salvador

Sem categoria
30 de agosto de 2011
por Genilson Coutinho

O livro Stonewall 40 + o que no Brasil? será lançado no próximo dia 8 de setembro, na livraria Sebo Praia dos Livros, localizado no Largo do Porto da Barra, em Salvador, às 18h30. O lançamento ocorre na semana que antecede a 10ª Parada Gay da Bahia. A obra reúne artigos e a transcrição de mesas redondas que avaliam as políticas públicas e identitárias utilizadas para promover o respeito à diversidade sexual e de gênero no Brasil.

Os textos são de alguns dos principais pesquisadores e ativistas da área no país, a exemplo de Edward MacRae (UFBA), Fernando Seffner (UFRGS), Júlio Simões (USP), Richard Miskolci (UFSCar), Berenice Bento (UFRN), Larissa Pelúcio (UNESP), Wilton Garcia (UBC), Osmundo Pinho (UFRB), Deco Ribeiro (Escola Jovem LGBT) e Suely Messeder (UNEB). Keila Simpson (ABGLT), Regina Facchini (Unicamp), Luiz Mott (GGB) e Nilton Luz (Rede Afro-LGBT) também participaram das mesas redondas transcritas.

A obra foi organizada por Leandro Colling, atual presidente da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH – www.abeh.org.br ) e coordenador do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS), da Universidade Federal da Bahia (www.cult.ufba.br/cus).

Os textos que integram a coletânea foram apresentados em um seminário, promovido pelo CUS, em setembro de 2010, em Salvador. “Os nossos convidados escreveram textos especiais para o evento. A única exceção é um texto do professor Edward MacRae. Estamos republicando um texto antigo dele, em função da sua atualidade e porque ele dá bem o tom do livro. O título é As respeitosas militantes e as bichas loucas”, disse Colling.

Na apresentação da obra, Colling tenta situar o leitor no debate que ocorreu no seminário, cujo título é o mesmo do livro. “O evento foi polêmico e repercutiu consideravelmente entre pesquisadores e ativistas. Toda essa polêmica agora está no livro”, acrescenta Colling. Stonewall é o nome do bar, localizado em Nova Iorque, onde gays, lésbicas e travestis se rebelaram contra as ações da polícia, em junho de 1969. A rebelião é considerada um marco da criação do movimento LGBT no mundo. “Por isso a nossa pergunta: e no Brasil, o que aconteceu depois disso?”, diz Colling.

O livro integra a Coleção CULT, do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, e foi editado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA). O livro custa R$ 30 e também pode ser adquirido nas livrarias da EDUFBA.

Serviço:

O que: lançamento do livro Stonewall 40 + o que no Brasil?

Onde: Livraria Sebo Praia dos Livros (Largo do Porto da Barra, Salvador)

Quando: 8 de setembro, às 18h30

Quanto: R$ 30,00