Literatura

Livro reconhece importância da espiritualidade e do cuidado que vai além do plano físico no tratamento oncológico

Redação,
25/09/2023 | 22h09
Oncologista baiana Clarissa Mathias é a organizadora do livro (Foto: Divulgação)

Amor e gratidão na arte de compartilhar. É sobre isso que trata o livro ‘Encontros Ecumênicos – Amor e gratidão na arte de compartilhar’, organizado pela oncologista da Oncoclínicas Clarissa Mathias e lançado pelo Instituto Oncoclínicas.  A obra é resultado da experiência dos Encontros Ecumênicos promovidos pelo NOB Oncoclínicas, em Salvador, e voltados para o acolhimento de pacientes oncológicos e seus familiares. Organizado em capítulos que tratam de temas como cooperação, gentileza, gratidão, paz, amor, alegria, tolerância, respeito, perdão e oração, o livro Encontros Ecumênicos – Amor e gratidão na arte de compartilhar tem prefácio assinado pelo oncologista Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas&Co., e posfácio por Carlos Gil Ferreira, diretor médico da Oncoclínicas&Co. e presidente do Instituto Oncoclínicas.

“São pílulas de luz”, conta Clarissa Mathias, referência mundial em medicina humanizada. Com 161 páginas e tiragem inicial de mil exemplares, a obra, editada pela Editora DOC, está disponível para ser baixada gratuitamente através do link https://universodoc.com.br/livro-encontros-ecumenicos/. Os organizadores, no entanto, sugerem a doação de qualquer valor através de Pix para arrecadar recursos para manutenção da Casa de Apoio Solange Fraga, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade econômica, vindas do interior da Bahia para tratamento oncológico ou cardiológico na capital baiana.

A obra é ilustrada por desenhos de crianças em tratamento oncológico na Unidade de Onco-Hematologia Pediátrica Erik Loeff, que integra o Hospital Santa Izabel (HSI).

“O cultivo da fé, independentemente ou não das crenças religiosas, renova a esperança. Fé, esperança e resiliência formam a tríade que precisamos para a transposição de barreiras que nos parecem impossíveis. Vencer o câncer é uma grande muralha a ser transposta”, afirma Bruno Ferrari.

Independente de vieses metodológicos, ensaios demonstram benefícios da espiritualidade em pacientes vencendo o câncer. Assim, a despeito de todos os avanços tecnológicos, a medicina moderna deve reconhecer que uma espiritualidade forte beneficiará o paciente em toda sua jornada, do diagnóstico ao período de convalescença,” acrescenta o especialista. “Este é um livro dedicado aos pacientes e seus familiares, aos médicos e ao time assistencial, a todos os profissionais de saúde, incluindo estudantes e professores”, pontua o CEO da Oncoclínicas.

“Cada capítulo desta obra ampliou nosso entendimento sobre o que é cuidado – algo que vai além do plano físico de tratamento. Falar sobre paz, por exemplo, traz a compreensão não só de que devemos buscar um cenário sereno ao nosso redor, mas também trabalhar esse conceito dentro de nós. Já pensar na tolerância ilustra a importância do exercício constante dessa prática para termos uma sociedade que funcione à base da diversidade e do respeito”, complementa Carlos Gil.  “A oncologia se depara com desafios que, muitas vezes, abalam a fé tanto dos profissionais de saúde quanto dos pacientes. Este livro é uma ferramenta de amparo e de fortalecimento, com o objetivo principal de nos conectar com tudo aquilo que representa a esperança de que podemos superar cada um dos obstáculos que surgem em nosso caminho”, ressalta o médico, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc).

Encontros Ecumênicos

NOB Oncoclínicas promove encontros ecumênicos on-line voltados ao acolhimento dos pacientes sempre com participação de representantes de diferentes religiões. Idealizados por Clarissa Mathias, as ações começaram no início da pandemia de Covid-19, em 2020,  momento de grande fragilidade mundial. A adesão e o retorno dos pacientes foram tão positivos que o projeto continua até hoje e é aberto a todos. “O encontro casou perfeitamente com a identidade humanizada da Oncoclínicas. Nossa equipe carrega no seu DNA um propósito que vai além do tratamento oncológico, buscamos acolher integralmente os pacientes e colaboradores”, conta a oncologista.

“Diante de tanta receptividade, resolvemos transformar a experiência dos encontros em um livro, que ficasse disponível para todos”, afirma Clarissa.“O livro é um resumo de alguns dos principais temas centrais que foram abordados por representantes de diversas religiões durante as cem primeiras edições do Encontro”, explica.

“Os encontros, que no início aconteciam semanalmente e agora são quinzenais, são uma forma de conforto espiritual e funcionam também como uma rede de apoio emocional para os pacientes oncológicos”, ressalta Clarissa.

Espiritualidade e saúde

Diversos estudos têm revelado os benefícios da espiritualidade para a saúde física e mental, assim como seus impactos positivos no enfrentamento de doenças e situações difíceis. Um consenso elaborado por um grupo de pesquisadores da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, publicado em agosto passado, no Jornal Brasileiro de Oncologia, destaca a necessidade da inclusão da espiritualidade na complexa e delicada trajetória dos pacientes com câncer.

“Quando focamos no paciente como um todo e não unicamente na doença, estamos dando o suporte necessário para que ele se fortaleça internamente e isso faz toda a diferença para a adesão e o sucesso do tratamento”, declara Clarissa, que também é uma das autoras do consenso “Espiritualidade em Oncologia”.

Para a médica, é preciso desenvolver um olhar global para o paciente e reconhecer as suas crenças. Essa é uma forma de aumentar a conexão com a equipe médica, fortalecer seu emocional e sua resiliência, melhorar a qualidade de vida e aumentar a adesão ao tratamento.  “Um dos desafios é inserir a questão da espiritualidade no meio acadêmico e na formação do profissional de saúde”, destaca.

De acordo com a conclusão do estudo, a espiritualidade pode promover uma melhor compreensão da finitude, apoiar o enfrentamento da realidade, o exercício da autonomia e a qualidade de vida. Segundo Clarissa Mathias, o Consenso também reforçou o papel do cuidado médico humanizado e da espiritualidade no cenário em que a Inteligência Artificial e os equipamentos de última geração têm, cada vez, mais desempenhado tarefas que antes eram realizadas por profissionais de saúde. “O exercício da espiritualidade traz conforto, entendimento, e desperta sobre o significado do momento que se está vivendo, inclusive da própria doença”, finaliza.

Ficha Técnica

Título: Encontros Ecumênicos – Amor e gratidão na arte de compartilhar

Organizadora: Clarissa Mathias

Editora: DOC

Páginas: 161

Preço:Gratuito, mas os organizadores sugerem uma doação de qualquer valor, via Pix, para a Casa de Apoio Solange Fraga, em Salvador. A instituição acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade econômica e em tratamento oncológico ou cardiológico.

Onde encontrar: https://universodoc.com.br/livro-encontros-ecumenicos/

Sobre a Oncoclínicas&Co

A Oncoclínicas – maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina – tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.700 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 135 unidades em 36 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos e acesso ao tratamento oncológico, realizando aproximadamente 600 mil tratamentos nos últimos 12 meses. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MedSir, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional.

Para obter mais informações, visite Link