Saúde

Livro reconhece importância da espiritualidade e do cuidado que vai além do plano físico no tratamento oncológico

Redação,
29/11/2023 | 22h11
(Foto: Divulgação)

Amor e gratidão na arte de compartilhar. É sobre isso que trata o livro ‘Encontros Ecumênicos – Amor e gratidão na arte de compartilhar’, organizado pela oncologista da Oncoclínicas Clarissa Mathias e lançado pelo Instituto Oncoclínicas.  A obra é resultado da experiência dos Encontros Ecumênicos promovidos pelo NOB Oncoclínicas, em Salvador, e voltados para o acolhimento de pacientes oncológicos e seus familiares. Organizado em capítulos que tratam de temas como cooperação, gentileza, gratidão, paz, amor, alegria, tolerância, respeito, perdão e oração, o livro Encontros Ecumênicos – Amor e gratidão na arte de compartilhar tem prefácio assinado pelo oncologista Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas&Co., e posfácio por Carlos Gil Ferreira, diretor médico da Oncoclínicas&Co. e presidente do Instituto Oncoclínicas.

“São pílulas de luz”, conta Clarissa Mathias, referência mundial em medicina humanizada. Com 161 páginas e tiragem inicial de mil exemplares, a obra, editada pela Editora DOC, está disponível para ser baixada gratuitamente através do link https://universodoc.com.br/livro-encontros-ecumenicos/. Os organizadores, no entanto, sugerem a doação de qualquer valor através de Pix para arrecadar recursos para manutenção da Casa de Apoio Solange Fraga, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade econômica, vindas do interior da Bahia para tratamento oncológico ou cardiológico na capital baiana.

A obra é ilustrada por desenhos de crianças em tratamento oncológico na Unidade de Onco-Hematologia Pediátrica Erik Loeff, que integra o Hospital Santa Izabel (HSI).

“O cultivo da fé, independentemente ou não das crenças religiosas, renova a esperança. Fé, esperança e resiliência formam a tríade que precisamos para a transposição de barreiras que nos parecem impossíveis. Vencer o câncer é uma grande muralha a ser transposta”, afirma Bruno Ferrari.

Independente de vieses metodológicos, ensaios demonstram benefícios da espiritualidade em pacientes vencendo o câncer. Assim, a despeito de todos os avanços tecnológicos, a medicina moderna deve reconhecer que uma espiritualidade forte beneficiará o paciente em toda sua jornada, do diagnóstico ao período de convalescença,” acrescenta o especialista. “Este é um livro dedicado aos pacientes e seus familiares, aos médicos e ao time assistencial, a todos os profissionais de saúde, incluindo estudantes e professores”, pontua o CEO da Oncoclínicas.

“Cada capítulo desta obra ampliou nosso entendimento sobre o que é cuidado – algo que vai além do plano físico de tratamento. Falar sobre paz, por exemplo, traz a compreensão não só de que devemos buscar um cenário sereno ao nosso redor, mas também trabalhar esse conceito dentro de nós. Já pensar na tolerância ilustra a importância do exercício constante dessa prática para termos uma sociedade que funcione à base da diversidade e do respeito”, complementa Carlos Gil.  “A oncologia se depara com desafios que, muitas vezes, abalam a fé tanto dos profissionais de saúde quanto dos pacientes. Este livro é uma ferramenta de amparo e de fortalecimento, com o objetivo principal de nos conectar com tudo aquilo que representa a esperança de que podemos superar cada um dos obstáculos que surgem em nosso caminho”, ressalta o médico, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc).

Encontros Ecumênicos

NOB Oncoclínicas promove encontros ecumênicos on-line voltados ao acolhimento dos pacientes sempre com participação de representantes de diferentes religiões. Idealizados por Clarissa Mathias, as ações começaram no início da pandemia de Covid-19, em 2020,  momento de grande fragilidade mundial. A adesão e o retorno dos pacientes foram tão positivos que o projeto continua até hoje e é aberto a todos. “O encontro casou perfeitamente com a identidade humanizada da Oncoclínicas. Nossa equipe carrega no seu DNA um propósito que vai além do tratamento oncológico, buscamos acolher integralmente os pacientes e colaboradores”, conta a oncologista.

“Diante de tanta receptividade, resolvemos transformar a experiência dos encontros em um livro, que ficasse disponível para todos”, afirma Clarissa.“O livro é um resumo de alguns dos principais temas centrais que foram abordados por representantes de diversas religiões durante as cem primeiras edições do Encontro”, explica.

“Os encontros, que no início aconteciam semanalmente e agora são quinzenais, são uma forma de conforto espiritual e funcionam também como uma rede de apoio emocional para os pacientes oncológicos”, ressalta Clarissa.

Espiritualidade e saúde

Diversos estudos têm revelado os benefícios da espiritualidade para a saúde física e mental, assim como seus impactos positivos no enfrentamento de doenças e situações difíceis. Um consenso elaborado por um grupo de pesquisadores da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, publicado em agosto passado, no Jornal Brasileiro de Oncologia, destaca a necessidade da inclusão da espiritualidade na complexa e delicada trajetória dos pacientes com câncer.

“Quando focamos no paciente como um todo e não unicamente na doença, estamos dando o suporte necessário para que ele se fortaleça internamente e isso faz toda a diferença para a adesão e o sucesso do tratamento”, declara Clarissa, que também é uma das autoras do consenso “Espiritualidade em Oncologia”.

Para a médica, é preciso desenvolver um olhar global para o paciente e reconhecer as suas crenças. Essa é uma forma de aumentar a conexão com a equipe médica, fortalecer seu emocional e sua resiliência, melhorar a qualidade de vida e aumentar a adesão ao tratamento.  “Um dos desafios é inserir a questão da espiritualidade no meio acadêmico e na formação do profissional de saúde”, destaca.

De acordo com a conclusão do estudo, a espiritualidade pode promover uma melhor compreensão da finitude, apoiar o enfrentamento da realidade, o exercício da autonomia e a qualidade de vida. Segundo Clarissa Mathias, o Consenso também reforçou o papel do cuidado médico humanizado e da espiritualidade no cenário em que a Inteligência Artificial e os equipamentos de última geração têm, cada vez, mais desempenhado tarefas que antes eram realizadas por profissionais de saúde. “O exercício da espiritualidade traz conforto, entendimento, e desperta sobre o significado do momento que se está vivendo, inclusive da própria doença”, finaliza.

Ficha Técnica

Título: Encontros Ecumênicos – Amor e gratidão na arte de compartilhar

Organizadora: Clarissa Mathias

Editora: DOC

Páginas: 161

Preço:Gratuito, mas os organizadores sugerem uma doação de qualquer valor, via Pix, para a Casa de Apoio Solange Fraga, em Salvador. A instituição acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade econômica e em tratamento oncológico ou cardiológico.

Onde encontrar: https://universodoc.com.br/livro-encontros-ecumenicos/