Livro conta a história dos 40 anos do Colégio São Paulo

Serviços
25 de setembro de 2018
por Genilson Coutinho

Os 40 anos de história do Colégio São Paulo (CSP), uma das mais tradicionais instituições de educação da Bahia, é tema de um livro que será lançado, nesta quinta-feira (dia 27). A publicação é resultado de meses de pesquisas do sociólogo e escritor José Maurício Bittencourt, ex-aluno do Colégio. O livro de 147 páginas traz depoimentos emocionados dos fundadores, ex-alunos, professores e funcionários, além de fotos de eventos que marcaram a história e lembranças afetivas vividas pela comunidade são-paulina.

“O livro Colégio São Paulo 40 anos de História é um álbum de recordações, um registro de memórias e depoimentos que contam, através da voz de quem viveu e vivencia o colégio, as experiências, olhares e fatos que envolveram e envolvem o CSP nestas últimas quatro décadas”, explica o autor, que estudou no São Paulo entre 1983 a 1993.

Foram, ao todo, 30 entrevistas realizadas que somaram quase mil minutos de gravação, 10 artigos escritos e enviados por ex-alunos, 5 obras de artistas plásticos e ex-alunos doados para ilustrar o livro e inúmeras fotos do acervo do Colégio, que trouxeram para o livro a vida em cores que o colégio sempre proporcionou. “O livro foi escrito para ser uma homenagem, um presente do tempo que agora está escrito e publicado nesta edição”, ressalta Bittencourt.

O evento de lançamento para convidados acontece às 19h, no teatro do Colégio São Paulo, no bairro do Itaigara, em Salvador. O Reverendo Enoch Sena Souza, fundador do Colégio São Paulo; Enock Sena Souza Jr., ex-diretor do colégio e Maria do Socorro Mota, atual diretora da escola, são presenças confirmadas. A noite de autógrafos contará, ainda, com participação do Coral da instituição de ensino, composto por 58 estudantes regidos pelo Maestro Alcides Lisboa, além da apresentação das vencedoras do Talentos CSP dos anos de 2018, 2017 e 2016.

“Completar 40 anos de existência significa que seus fundadores e a atual gestão inspiram a todos que passam por esse Colégio, por permanecerem acreditando que seus princípios são sólidos e pautados no amor, no respeito, na solidariedade e no desenvolvimento da autonomia”, ressalta Maria do Socorro Mota, diretora do Colégio. Desde 2010, o São Paulo passou a integrar o Grupo Educacional Anchieta.

Após o lançamento, o livro será vendido na própria sede do Colégio São Paulo, no Itaigara, no valor de R$ 80. Com o intuito de fortalecer ainda mais o lema da escola: “o que nós fazemos, faz o mundo melhor”, a renda obtida com a venda da publicação será revertida para as obras assistenciais do Grupo de Apoio à Criança com Câncer – Bahia (GACC-BA).

Serviço:

O que: Lançamento do Livro Colégio São Paulo 40 anos de História

Quando: quinta-feira, dia 27, às 19h

Onde: Teatro do Colégio São Paulo

Acesso: Somente convidados