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Líder no mercado móvel, Telefônica Brasil fechou 2014 com investimentos de R$ 9,1 bilhões, valor 51,5% superior ao de 2013

Genilson Coutinho,
25/02/2015 | 12h02

A Telefônica Brasil divulgou hoje para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o balanço financeiro relativo ao quarto trimestre de 2014, que inclui os resultados obtidos com os serviços fixos e móveis da companhia. No período, a empresa atingiu 95,4 milhões de acessos, dos quais 79,9 milhões no negócio móvel, consolidando sua liderança no segmento que mais cresce no setor de telecomunicações. No negócio fixo, que compreende voz, banda larga e TV por assinatura, o número de acessos chegou a 15,4 milhões.

No negócio móvel, o total de acessos teve aumento de 3,5% frente ao quarto trimestre de 2013, com destaque para o segmento pós-pago, que cresceu continuamente durante o ano, registrando incremento de 19,7% em relação ao ano anterior. Com isso, a empresa elevou o mix de clientes pós-pagos para 35,5%, um aumento de 4,8 p.p. no comparativo anual.

Ainda no segmento pós-pago, a Telefônica Brasil conquistou 56,3% das adições líquidas do ano, atingindo marketshare de 41,8%. A empresa também liderou o segmento de 4G, com participação de 38,9% em dezembro e cobertura em 140 cidades, onde vivem mais de 80,5 milhões de pessoas. Finalmente, no mercado de placas de dados, a Vivo manteve-se líder, com 50,8% de participação.

Esse desempenho influiu positivamente na receita do negócio móvel, principalmente na receita de internet móvel, que manteve alto índice de crescimento no ano e avançou 32,2% na comparação anual. A receita de SVA evoluiu 42,6% em 2014, relativamente ao ano anterior, impulsionada por serviços como a Plataforma de Educação, Vivo Segurança, Vivo Sync e Vivo Som de Chamada.

A adoção de uma estratégia realista na base de clientes pré-pagos e a intensificação da migração para planos pós-pagos resultaram em redução anual de 3,7% do parque pré-pago em 2014. As migrações em 2014 foram 14% superiores ao número registrado no ano anterior.

No mercado de M2M (Máquina a Máquina), a base de acessos manteve forte crescimento atingindo a marca de 3,5 milhões de clientes em dezembro, um aumento de 48,7% quando comparado ao ano anterior.

Fibra ótica foi destaque no negócio fixo

A Telefônica Brasil registrou um total de 15,4 milhões de acessos fixos ao final de 2014, número 0,9% superior a 2013. O crescimento no segmento de TV por assinatura e o desempenho anual estável de voz e banda larga contribuíram com o resultado.

Os acessos em banda larga fixa totalizaram 3,9 milhões clientes em dezembro, com adições líquidas de 3 mil acessos em 2014, devido à estratégia focada em conversão de clientes ADSL para fibra ótica. Em 2014, a empresa atingiu 61% do share de adições líquidas de banda larga em velocidades acima de 34 Mbps no estado de São Paulo. O número de residências aptas à conexão por fibra ótica ultrapassou 4,0 milhões no ano e a base de acessos atingiu 375 mil no quarto trimestre, uma evolução de 16,3% comparada ao volume do 3º trimestre.

Também cresceram os acessos de TV por assinatura. Na comparação anual, o incremento foi de 22,3%, chegando a 771 mil assinantes em dezembro, 95 mil dos quais foram conectados à tecnologia IPTV.

O desempenho do segmento de voz fixa foi estável, fechando o ano com 10,7 milhões de acessos. Na área corporativa, houve crescimento de 1,4% no número de acessos relativamente ao ano anterior.

Investimento garantiu expansão de infraestrutura

A empresa investiu R$ 9,1 bilhões em 2014, com foco na expansão da cobertura de fibra ótica e da tecnologia de quarta geração, além da infraestrutura de transmissão e capacidade do 3G. O valor incluiu o pagamento da compra da licença e limpeza do espectro de 700 MHz.

Em 2014, a receita operacional líquida atingiu o valor de R$ 35,0 bilhões, 0,8% superior a 2013. No 4º trimestre, o crescimento foi de 3,7% relativamente ao trimestre anterior, totalizando R$ 9,0 bilhões.

O EBITDA Recorrente atingiu R$ 3,0 bilhões no quarto trimestre, com margem de 32,7% no período, ou seja, 1,5 p.p. superior ao percentual alcançado no quarto trimestre de 2013, como resultado dos esforços realizados por mais eficiência em custos e aumento da base de acessos móveis de alto valor.

O lucro líquido do último trimestre de 2014 teve uma variação positiva de 2,4% em relação ao quarto trimestre do ano anterior, atingindo R$ 1,3 bilhão. No ano, o lucro líquido da companhia atingiu R$ 4,9 bilhões, montante 32,9% superior a 2013, devido, entre outros, à revisão das bases fiscais de ativos intangíveis realizada no segundo trimestre, em linha com a lei 12.973.

O dividendo declarado e aprovado pelo Conselho de Administração para os resultados de 2014 representou um pagamento de 98% do lucro líquido. O total de juros sobre o capital próprio e dividendos deliberados com base no lucro de 2014 somou o valor de R$ 4.842 milhões.