Arte e Exposições

Música

No Circuito

LIBERATUM BRASIL: Uma celebração cultural global inovadora e multidimensional para o público

Redação,
26/10/2023 | 15h10
Foto: Reprodução internet

O festival internacional Liberatum acontecerá em Salvador, de 3 a 6 de novembro, com destaque especial na contribuição cultural afro-brasileira. O festival global multidisciplinar de diplomacia cultural contará com grandes nomes de impacto ao redor do mundo como Viola Davis, Alcione, Debbie Harry, Luedji Luna, Angela Bassett, Lazzo Matumbi, o grupo Ilê Aiyê e muitas outras importantes mentes criativas para a cultura negra. O evento será aberto ao público de forma totalmente gratuita.

O Liberatum Brasil é uma plataforma internacional para defender igualdade, diversidade e inclusão, de forma multidimensional marcante para fornecer uma fonte vital de inspiração para o público. Expandindo a rica historia da Liberatum na construção de programas multidisciplinares significativos em todo o mundo com talentos e visionáríos icônicos, a edição no Brasil será um festival de cultura, consciência e criatividade de classe mundial para inspirar comunidades com foco especial na cultura negra. 

A Bahia é o estado mais negro do Brasil, com mais de três quartos de seus mais de 14 milhões de habitantes tendo suas raízes na África. Salvador, sua capital, tem a maior população afrodescendente do mundo fora do continente africano. Mais de 80% da população de Salvador é de origem africana. Algumas das maiores vozes culturais internacionais do nosso tempo colaborarão com seus homólogos brasileiros, e em particular afro-brasileiros, para um programa original, eclético e abrangente de alto padrão a ser realizado em vários locais da espetacular cidade de Salvador com o intuito de beneficiar a sociedade. O line-up completo e a programação artística do Liberatum Brasil serão revelados no dia 27/10 com a abertura de distribuição de ingressos por meio da plataforma Sympla.

“A chegada do Festival Liberatum ao Brasil acontece em um momento muito importante da historia do nosso país. Com nosso país de volta à agenda global e sediando eventos com relevância internacional tem um grande impacto para fomento cultural, promoção do turismo e geração de legado local.”, pontua Flávio Saturnino, Diretor de Comunicação da Liberatum Brasil.

As edições anteriores do Festival Liberatum Global, cúpulas e outros eventos especiais aconteceram em Hong Kong, Estados Unidos, Papua-Nova Guiné, Reino Unido, Marrocos, Itália, Turquia, México, Espanha, Índia, França, entre outros. Fundada em 2001, a missão da Liberatum é apresentar ao público mundial programas artísticos notáveis do mais alto calibre, apresentando visionários culturais, pioneiros e agentes de mudança como participantes para promover mudanças sociais, liberdade de expressão e aumentar a conscientização sobre questões importantes que afetam a humanidade.

Os participantes anteriores, convidados, homenageados e colaboradores de Liberatum incluiram os vencedores do Prêmio Nobel Wole Soyinka, Tawakkol Karman e Sir VS Naipaul, Pelé, Nicole Kidman, Will Smith, Cher, Gore Vidal, Zaha Hadid, Mark Ruffalo,

Susan Sarandon, Hilary Swank, Vivienne Westwood, Tilda Swinton, Pabllo Vittar, Michael Douglas, Frank Gehry, David Hockney, Francis Ford Coppola, Zoe Saldana e Pharrell Williams, para citar apenas alguns.