LGBTs na novela Segundo Sol, cadê? Questiona presidente do GGB

Comportamento, Social
12 de maio de 2018
por Genilson Coutinho

A novela Segundo Sol, que estréia nesta segunda (14), continua causando polêmicas e protestos nas redes sociais pela classe de artistas, diante da ausência de atores negros no folhetim, principalmente por ter como locação a cidade mais negra do Brasil. Mas não é apenas a comunidade negra que está insatisfeita com a direção da novela.
Na manhã deste sábado, o presidente do Grupo Gay da Bhaia, Marcelo Cerqueira, usou sua rede social para questionar a ausência dos LGBTQ na novela global, conforme texto postado por ele aqui, reproduzido ni Instagram:
“Onde estão os LGBTs do Segundo Sol. Tem de ter negro LGBT, tem de ter branco LGBT, tem de ter LGBT, porque somos parte de todo o tecido social que forma a sociedade baiana e brasileira.
Existem atores que são LGBTs e por sermos 10% da sociedade brasileira queremos ver a nossa cultura na tela da novela que todo dia chega às casas das famílias brasileiras.
Precisamos mostrar nossa cultura para diminuir estigmas e preconceitos. Especialmente para informar uma população ainda pouco informada sobre sexualidade e orientação sexual.
Não queremos fazer propaganda de orientações sexuais, mas mostrar que somos milhões e estamos em todos os lugares, inclusive nas artes, que é preciso respeitar na dramaturgia essa diversidade”, questionou Marcelo.
Como sinal de protesto, Cerqueira escreveu que não irá à estréia neste segunda (14), no TCA, como forma de protesto .