Lésbicas e Mulheres Bissexuais da Bahia participaram de encontro em Vitoria da Conquista

Sem categoria
11 de março de 2014
por Genilson Coutinho

No último  domingo 10, foi realizada em Vitoria da Conquista  uma Roda de Prosa e a I Reunião local do II Encontro de Lésbicas e Mulheres Bissexuais da Bahia (EnLesBi), evento que propõe um debate acerca das questões da comunidade lésbica e bissexual da Bahia e proporciona o compartilhamento de experiências no ativismo, de enfrentamento e superação de violências. O encontro contou com a presença da coordenadora do Grupo de Lésbicas Safo, Rosilene Santana, do Assessor técnico de Políticas Públicas para a Diversidade Sexual, Danillo Bittencourt, além de diversas representantes de movimentos sociais de combate a homofobia.

“A data desse encontro foi escolhida por termos vários motivos para comemorar. Além do Dia Internacional da Mulher, também estamos comemorando um ano do meu casamento, que foi o primeiro casamento homoafetivo do interior da Bahia. Também estamos discutindo a visibilidade lésbica”, contou Rosilene.

Sobre o mesmo assunto, a coordenadora regional do II Encontro de Lésbicas e Mulheres Bissexuais da Bahia, Érica Capinan, o marco simbólico é a realização do EnLesBi. “Estamos aqui hoje para discutir e enfrentar as questões raciais, machistas e sexistas da sociedade, além laicidade do Estado. Nós precisamos entender que é preciso racializar e lesbianizar o Março Lésbica”, explicou Érica.

A coordenadora de um grupo de lésbicas de Simões Filho, Rosa Moreno, também concorda que é importante dar visibilidade para o movimento. “Precisamos discutir o direito reprodutivo da mulher lésbica e as garantias do direito do casamento homoafetivo. Tudo isso é uma luta e entendemos que devemos passar a questão pessoal para pensar na coletividade, só assim podemos construir uma política de direitos”, afirmou Rosa.

Durante o encontro também foram exibidos documentários e discutida a data da 5ª Parada do Orgulho de Ser LGBT de Vitória da Conquista.