LEITURAS MUSICADAS: EDIÇÃO NELSON RODRIGUES

Sem categoria
22 de março de 2012
por Genilson Coutinho

Visando dar continuidade ao diálogo e intercâmbio entre as linguagens artísticas, os artistas baianos e o público, através de um ambiente de estímulo à apreciação literária e a leitura que, este ano, homenageando o centenário de nascimento do dramaturgo, jornalista e escritor brasileiro Nelson Rodrigues (1912-1980), é realizado Projeto Leituras Musicadas – Edição Nelson Rodrigues, que acontecerá toda última sexta-feira de cada mês, a partir de abril.

O Projeto Leituras Musicadas, coordenado pela atriz e dramaturga Thais Alves, consiste numa apresentação cênico-musical que cria um diálogo entre três linguagens artísticas independentes: o teatro, a música e a literatura. Ao longo de mais de quatro anos o projeto contou igualmente com a participação de atores e músicos de grande respeitabilidade na cena teatral e musical baiana, que dão voz a um texto inédito sob inspiração de diversos autores e universos acessados pela autora através de contos, poesias, livros, músicas e fábulas. Desta forma, cada leitura conta com artistas diferentes, especialmente convidados para o evento, não havendo um elenco fixo.

Ao longo deste ano o projeto se propõe realizar um trabalho de caráter formativo, num total de nove leituras, uma a cada última sexta-feira do mês, livremente inspiradas em obras de Nelson Rodrigues, com a participação de nove diretores, nove músicos/cantores e diversos atores locais para compor a leitura cênico-musical. A novidade do projeto fica por conta de incentivar os músicos/cantores convidados na criação de uma nova composição a partir do universo de Nelson, contribuindo assim para o fomento e difusão de novas criações no cenário musical baiano.

As Três Marias Produções, coordenada por Mariana Freire, Ana Cartaxo e Thais Alves, assinam a produção e realização do projeto Leituras Musicadas – Edição Nelson Rodrigues, firmando uma nova parceria para as Leituras Musicadas. A temporada das leituras acontece ao logo deste ano, sempre na última sexta-feira de cada mês, no período de abril a dezembro, no pátio do ICBA – Corredor da Vitória, às 20h e tem duração máxima de 50min. A primeira leitura será livremente inspirada na peça “Álbum de Família” (1946), e ocorrerá no dia 27 de abril, às 20h, no Pátio do ICBA, com direção de Gil Vicente Tavares.

Ficha Técnica

Direção: Gil Vicente Tavares

Elenco: Mariana Freire, Ana Cartaxo, Thais Alves e convidados.

Cantora: Manuela Rodrigues

Dramaturgia: Thais Alves (Livre Adaptação de “Álbum de Família”)

Figurino: Acervo Boca de Cena

Serviço:

Onde: Pátio do ICBA, Corredor da Vitória, Av. Sete de Setembro, 1809 / Tel:3338 4700

Quando: 27 de abril de 2012, às 20h

Quanto: Entrada Franca

Realização: AS 3 MARIAS

E-mailastresmarias.leituras@gmail.com

Sitehttp://on.fb.me/LeiturasMusicadas

Spot de Divulgação aqui