Leitores do Dois Terços falam sobre o significado do orgulho LGBT

Notícias
28 de junho de 2017
por Genilson Coutinho
capa-orgulho-lgbt-geral
Nesta  quarta-feira (28), o Brasil e no mundo celebra o Dia do Orgulho LGBT com diversas atividades e ações para fortalecer a visibilidade das lutas da comunidade contra a homofobia e toda forma de violência. Para celebra data, o site Dois Terços lançou enquete no Facebook perguntando o que seria “Orgulho LGBT” e recebemos diversas respostas dos internautas sobre o que significa a data para eles.
Além das atividades de formação, debates e atos espalhados por todo o planeta, a alegria vai tomar contar com shows e performances para lembrar a data, que é um marco na história do movimento LGBT no mundo que teve início  com uma batida policial no bar Stonewall, frequentado por gays e lésbicas em Nova York, em 1969, fato que deu o pontapé para a primeira parada do orgulho LGBT do mundo. A prisão e o espancamento de várias pessoas levou dois mil manifestantes às ruas da cidade, no dia 28 de junho daquele ano.

Documentário “Bombadeiras” será tema de debate no Dia do Orgulho LGBT em Salvador

Desde então, o 28 de junho se tornou o dia oficial do orgulho gay. As manifestações no bairro de Greenwich Village, na ilha de Manhattan, deram início a um movimento pelos direitos civis dos cidadãos homossexuais, que conseguiu vários avanços nas últimas quatro décadas. A homossexualidade deixou de ser considerada crime e doença em vários países e muitos outros passaram a permitir o casamento entre pessoas de mesmo sexo.
Acesse aqui e confira o sentimento dos nossos internautas sobre o Dia Internacional do Orgulho Gay: