Lauro de Freitas recebe programação especial no Dia Mundial de Luta Contra Aids

AIDS em pauta, Notícias
25 de novembro de 2016
por Genilson Coutinho

A Praça da Matriz, localizada no Centro, recebe neste domingo (27), uma série de eventos alusivos ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado nesta data em todo o planeta, com ações de conscientização de saúde, prevenção e principalmente de atenção ao diagnóstico precoce do HIV.

Promovida pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de IST/HIV/AIDs e Hepatites Virais em parceria com o Programa Estadual de IST/HIV/AIDs e Hepatites Virais. Na Praça João Thiago dos Santos, conhecida como Praça da Matriz, será realizada uma exposição com 29 painéis e vídeos sobre o tema, além da realização de testes rápidos para HIV e Sífilis, distribuição de material informativo, cartazes, e preservativos masculinos.

“Conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde é um trabalho de todo dia. Nos últimos anos esse trabalho de conscientização tem sido feito com maestria em nossa cidade. Ao transferirmos o atendimento do CTA/SAE para uma sede individualizada a procura pelo atendimento cresceu de forma latente e comprova o compromisso com a saúde da população”, destacou o secretário de saúde, Presídio Filho.

O objetivo da atividade, que acontecerá até o dia 29, é sensibilizar a população sobre a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e o diagnóstico precoce. O alerta e prevenção para a doença se estenderá por quase todo o mês de dezembro nas unidades de saúde básica do município, que também apresentarão palestras, filmes, distribuição de material de prevenção e realização de testes para HIV, sífilis, hepatites B e C, oferecidos gratuitamente. O procedimento do teste rápido é simples e o resultado fica pronto em até 20 minutos.

Já no dia 1 de dezembro será realizada uma audiência pública, às 13h, na Câmara Municipal de Vereadores, para apresentação de todas as atividades realizadas pelo programa municipal nos últimos quatro anos. De acordo com o Programa Municipal de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais de Lauro de Freitas, 439 pessoas foram cadastradas com infecções sexualmente transmissíveis no CTA/SAE e de acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) indicam que aproximadamente 52 pessoas morreram vítimas de Aids em Lauro de Freitas nos últimos cinco anos. Atualmente, 366 adultos e duas crianças realizam tratamento contra a síndrome e 14 crianças estão expostas em Lauro de Freitas, que recebem apoio nutricional para que não tenham contato com o leite materno.

“O Dia Mundial de Luta contra Aids esse ano vem diferente, vem robusto, por entendermos a importância desse trabalho com a população. Tenho uma imensa satisfação em participar desse programa e ofertar à população da nossa cidade uma série de atividades alusivas à data mundial. Convido todos os laurofreitenses à participar das atividades e realizar os testes rápidos. Cuidar da nossa saúde tem que ser todo dia”, sinalizou o coordenador o Programa Municipal de IST/HIV/AIDs e Hepatites Virais, Franklin Silva.

Em Lauro de Freitas, os portadores de Aids/HIV e outras IST e Hepatites Virais são atendidos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), situado na Rua Abelardo Andréia, nº 10, Centro.