Lauro de Freitas participa da Mobilização Nacional de Prevenção e Testagem de Sífilis..

Sem categoria
18 de outubro de 2013
por Genilson Coutinho


A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, (PMLF), através da Secretaria de Saúde, (SESA), está participando da Mobilização Nacional de Prevenção e Testagem de Sífilis (doença sexualmente transmissível), que começou hoje (18) e vai até o próximo domingo (30), em todas as unidades de saúde do município.
De acordo com a Secretaria de Saúde através do Programa Municipal de DST-AIDS e Hepatites Virais, a campanha tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Segundo boletim epidemiológico divulgado pelo ministério, em 2011 foi registrado 14 mil casos de sífilis no Brasil, sendo que em 2011 a 2013 em Lauro de Freitas o caso de sífilis congênita foi de 29 casos e de sífilis em gestante com 39 casos notificados segundo a fonte da SESAB/DIS/SINAN.
Por meio do Fique Sabendo (mobilização de incentivo ao teste de aids), a população terá acesso ao teste rápido de sífilis durante toda a semana da mobilização. Nos casos positivos, as pessoas terão de exames complementares em laboratórios para tratamento.
Os testes podem ser feitos nas unidades básicas de Saúde, nos centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) ou nos ambulatórios, além de postos montados em locais de grande movimentação. O fique Sabendo está acontecendo hoje, (18), na Empresa PDG disponibilizando a testagem rápida para funcionários da empresa e nos Mercados como Atakarejo no dia 21/10, Max Atacado no dia 24/10 e Atacadão 25/10 onde todas as pessoas terão acesso.