Lauro de Freitas ganha centro de referência em HIV e DST’s

AIDS em pauta, Notícias
24 de março de 2016
por Genilson Coutinho

Equipe do Centro

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria de Saúde (Sesa), realizou na ultima  quarta-feira (23), a entrega da nova sede do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Assistência Especializada (SAE), localizada na Rua Abelardo Andréia, n° 10, no Centro.

“A nova sede do CTA/SAE é um marco para a saúde de Lauro de Freitas pela responsabilidade com os usuários. Nesse espaço, além do acolhimento com o cidadão, tem a sensibilidade da gestão do prefeito em cuidar das pessoas, com privacidade e respeito. Estamos estudando a viabilidade da implantação de novas unidades em outras localidades do município, visando ampliar o acesso a esses serviços de saúde pública mais próximos de suas residências”, explicou o secretário de saúde, Emanuel Carvalho.

Os munícipes contam na unidade do CTA/SAE com uma equipe multiprofissional composta por médico infectologista, farmacêutica, enfermeiro, técnico de enfermagem e assistente social. Dentre os serviços disponibilizados no equipamento de saúde pelo CTA está a realização de ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), sendo inteiramente sigiloso para o usuário, além do aconselhamento realizado individual ou coletivo. Já no SAE, há o acolhimento e ações voltadas para assistência e tratamento de pessoas que convivem com o HIV, Hepatites Virais e outras DST´s, com atendimento integral e de qualidade.

“O CTA/SAE tem uma enorme importância para Lauro de Freitas, que além desse acolhimento a pessoas que convivem com o HIV, ou portaram alguma doença sexualmente transmissível, desempenha um papel de garantia do direito aos serviços de saúde para o cidadão nesse âmbito. A gestão está de parabéns pela sensibilidade, sem dúvidas um avanço”, destacou o médico infectologista do CTA/SAE, César Lima.

Ainda na configuração institucional do equipamento, há uma unidade dispensadora de medicamentos para infecções oportunistas (IOs) e os antirretrovirais, utilizados no tratamento que evita o enfraquecimento do sistema imunológico do portador, oportunizando uma vida normal.

“Estou muito feliz. Essa nova sede é muito boa. Parabenizo a equipe que trabalha no CTA pelo cuidado, pelo carinho com a gente, pois encontramos aqui muito apoio e atenção”, disse Joel Tadeu, de 47 anos, morador de Areia Branca.

 

 

 

 

 

Segundo o Coordenador do Programa Municipal de DST/HIV e Hepatites Virais, Franklin Silva, o laboratório central realiza a coleta sanguínea, sendo todo equipado para execução de diversos exames, facilitando o acesso dos cidadãos. O CTA/ SAE funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, realizando testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites Virais (B e C) e com rotina de campanha de prevenção às outras DST´s.