Lançamento: revista Organismo destaca produção literária da Bahia

Comportamento, Social
10 de dezembro de 2015
por Genilson Coutinho

Com uma vasta produção literária, a Bahia merece um espaço qualificado para dar visibilidade a esses trabalhos e fazê-los circular entre seus públicos. É para cumprir esse papel que surge a Organismo, uma revista de literatura que visa estreitar a relação entre autores e leitores, e viabilizar o diálogo crítico com as diversas correntes literárias locais e nacionais. Os dois primeiros números da revista serão lançados no dia 17 de dezembro, quinta, às 18h, no auditório do Instituto Cervantes de Salvador. Promovido pela editora Organismo, o evento é gratuito e traz na programação o “Bate-Papo-Reto” com o editor Jorge Augusto e Jorge de Souza Araújo, curador do segundo número, além da “Poeformance Leia-se” com o poeta Alex Simões. As duas edições, dispostas numa mesma embalagem, podem ser adquiridas por R$ 32.

Intitulada ‘Organismo nº 1 – poemas’, a primeira edição contou com a curadoria dos poetas Alex Simões e Ederval Fernandes. Já o segundo número, ‘Organismo Entrevistas’ foi organizado por Jorge de Souza Araújo. As edições trazem os trabalhos de poetas, romancistas e críticos baianos, como Daniela Galdino, Antônio Torres, João Filho, Aline França, Carlos Barbosa, Rita Santana, Sílvio Roberto, Ângela Vilma, Marcus Vinícius, Orlando Pinho e Állex Leila, dentre outros.

Destaques

Em sua gênese, a revista Organismo apresenta duas características diferenciadas. Uma delas se deve ao caráter itinerante, ou seja, cada número será organizado por curadores diferentes. “Não ter um editor fixo vai possibilitar a construção de uma cartografia da produção literária local, com suas variadas direções e inclinações ético-estéticas”, avalia Jorge Augusto. A segunda característica da revista encontra-se nas páginas, que são destacáveis, o que permite ao leitor montar seus próprios exemplares, num processo de edição contínuo. Dessa forma, ao longo da coleção, que conta com dez números, cada leitor terá edições exclusivas e personalizadas. Jorge Augusto revela: “O último número será especial, pois vai trazer um desses conteúdos, proposto pelos leitores da revista”.

SERVIÇO

Lançamento da revista Organismo + bate-papo com os organizadores + intervenção artística “Poeformance Leia-se”

Dia 17 de dezembro (quinta) às 18h no auditório do Instituto Cervantes – Av. 7 de Setembro, 2792, Ladeira da Barra

Entrada franca