Lançamento do livro “So dez mais do Bahia”

Serviços
14 de dezembro de 2015
por Genilson Coutinho

Os Dez Mais do Bahia, livro que conta a história de jogadores que ajudaram a transformar o clube baiano numa verdadeira força, não só clubística, mas também popular, será lançado no dia 21 de dezembro, em Salvador. A jornalista baiana, Clara Albuquerque, que atualmente mora no Rio de Janeiro, vai desembarcar na capital baiana para receber seus leitores numa sessão de autógrafos, na loja Casa do Tricolor (apoiadora do projeto), no Shopping Paseo Itaigara, a partir das 18h.

Razão de orgulho para os torcedores do Bahêa, as trajetórias de Marito, Nadinho, Roberto Rebouças, Douglas, Baiaco, Beijoca, Paulo Rodrigues, Bobô, Zé Carlos e Charles são narradas por Clara Albuquerque. Com seu habitual talento, ela apresenta, com detalhes, a importância desses verdadeiros símbolos do grande Esporte Clube Bahia. E o momento não poderia ser mais oportuno, pois o Bahia comemora 85 anos de fundação no próximo dia 1 de janeiro.

Na obra, os torcedores e apaixonados por futebol, em geral, poderão reviver os grandes momentos da gloriosa história tricolor, tais como os inesquecíveis títulos de campeão brasileiro de 1959 e 1988.

A escolha

Como acontece em todos os livros da coleção Ídolos Imortais, para ajudar na escolha dos jogadores, uma seleção de dez jornalistas esportivos elege os seus dez maiores craques, e os mais votados entram no livro. Além da autora, André Henning, Bob Fernandes, Jorge Allan, Jorge Samartin, Juca Kfouri, Marcelo Barreto, Marcelo Sant’Ana, Nestor Mendes Jr e Paulo Leandro participaram da eleição. A coleção da Maquinária Editora foi inaugurada em 2008 com o livro “Os dez mais do Flamengo”. Desde então, foram lançados outras treze publicações de grandes times como Vasco, Fluminense, Botafogo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos.

Participação da torcida

Os tricolores já são famosos pela sua paixão e não foi diferente no lançamento de Os Dez Mais do Bahia. Para viabilizar a produção do livro, Clara Albuquerque lançou uma campanha de financiamento coletivo para a produção do livro. Ao todo, foram 227 contribuições, que totalizaram R$18.135,00 cerca de 13% acima do valor inicialmente proposto. Como recompensa, os apoiadores tiveram seus nomes gravados nas páginas de agradecimento da publicação, além de garantirem exemplares assinados pela autora.

Serviço

Lançamento “Os Dez Mais do Bahia”

Data: 21 de dezembro, a partir das 18h

Local: Loja CASA DO TRICOLOR – Shopping Paseo Itaigara – Rua Rubens Guelli, 135

160 páginas

Preço: R$ 32,00

Sobre a autora

Clara Albuquerque é formada em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia. Desde 2007, trabalha como jornalista esportiva, com passagens pelo jornal Correio* (BA), onde manteve uma coluna aos domingos por quatro anos, e pela TV Bahia, afiliada da Rede Globo e pelo SporTV, como comentarista de futebol. Atualmente, morando no Rio de Janeiro, é comentarista da TV Esporte Interativo. É autora dos livros Os Sem-Copa: Craques que encantaram o Brasil e nunca participaram de um Mundial (2014), e A Linha da Bola – Tudo o que as mulheres precisam saber sobre futebol e os homens nunca souberam explicar (2007).