Lançamento da Flica 2018 acontecerá nesta segunda-feira (04)

Literatura, No Circuito
3 de junho de 2018
por Genilson Coutinho

O governador partcipará do lançamento

Um dos principais eventos literários do Brasil, a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) já tem data definida para a edição de 2018. O evento, que chega a sua oitava temporada, reunirá, de 11 a 14 de outubro, na cidade de Cachoeira, recôncavo baiano, grandes nomes da literatura nacional e internacional, além de uma programação variada para adultos e crianças.

Com o intuito de apresentar a 8ª edição da Flica e os primeiros nomes da programação que, nesta segunda-feira (04), a partir das 14h, será realizado, no Palácio Rio Branco, o lançamento deste importante e tradicional evento que, ao logo do tempo, vem contribuindo para o fortalecimento da cultura na Bahia.

O evento terá a participação do Governador da Bahia, Rui Costa; do curador do evento, o escritor e jornalista Tom Correia; das curadoras da Fliquinha, Mira Silva e Lilia Gramacho; da Secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana; do prefeito de Cachoeira, Tato Pereira; e do coordenador geral da Flica e um dos idealizadores do evento, Emmanuel Mirdad.

Ao longo dos últimos sete anos, a Flica reuniu diversos autores sendo 28 internacionais, 67 nacionais e 75 locais. Dentre eles, podemos citar nomes como Pepetela, Gonçalo M. Tavares, Meg Cabot, José Eduardo Agualusa, Paulina Chiziane, Javier Moro, João Pereira Coutinho e Sylvia Day, entre outros. E autores nacionais e locais como Ana Maria Machado, Martha Medeiros, Mary Del Priore, Cristovão Tezza, Laurentino Gomes, Miltom Hatoum, Jout Jout, Antonio Prata, Xico Sá, Marcia Tiburi, Maria Valéria Rezende, Paula Pimenta, Fabrício Carpinejar, Mãe Stella de Oxóssi, Ruy Espinheira Filho, Antônio Torres e João José Reis, entre outros.

 A festa literária movimenta a economia da região, principalmente no setor de serviços, o que acaba criando empregos temporários. O evento gera um aumento no fluxo turístico em mais de 200% durante a sua realização e impulsiona os setores de alimentação, comércio e hospedagem. A ocupação atinge os 100% dos leitos, além das hospedagens em imóveis residências alugados, não apenas em Cachoeira, mais em cidades próximas como São Félix, Santo Amaro, e Maragogipe.

Pelo quarto ano consecutivo, o Governo do Estado estará presente na Flica, promovendo uma série de atividades relacionadas às áreas de educação, cidadania, cultura e turismo. A programação oferecida pelo governo é destinada aos públicos adulto e infanto-juvenil.

 SERVIÇO:

O quê: Lançamento da Flica – Festa Literária Internacional de Cachoeira

Quando: Segunda-feira, 04 de junho, a partir das 14h

Onde: Palácio Rio Branco (Praça Tomé de Souza, S/N – Centro)