Webdocumentário PopTrans lança segundo capítulo; assista

Notícias
1 de fevereiro de 2018
por Genilson Coutinho

O Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) lançou na última sexta-feira (26/01) a segunda parte do webdocumentário PopTrans, produzido pelo Departamento e dedicado a explorar o universo da transexualidade no Brasil. O lançamento ocorreu em comemoração ao ​Dia da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro. A data foi instituída no país pela sociedade civil, com apoio do Departamento, em 2004.

Gravado nas capitais Rio de Janeiro e São Paulo, nesta segunda parte o webdoc aborda os desafios ainda enfrentados pela população trans ao acessar os serviços de saúde.

Participaram deste segundo capítulo do PopTrans personalidades já conhecidas – como Alexandre Peixe dos Santos (Instituto Brasileiro de Transmasculinidades/Ibrat e Associação Nacional de Travestis e Transexuais/Antra); Lam Matos (Ibrat); e Marcia Rocha, entre outros ativistas.

PRIMEIRO CAPÍTULO – O primeiro webdocumentário Poptrans, igualmente produzido pelo DIAHV, foi lançado em 25 de janeiro de 2017, durante um cine-debate também em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans. assista abaixo:

O filme tem a participação de seis pessoas que vivem em Brasília, Goiânia e Porto Alegre e que relatam suas experiências com o Sistema Único de Saúde (SUS), o enfrentamento ao preconceito e seu cotidiano, a reinserção na sociedade com o nome social. Os entrevistados foram escolhidos após seleção realizada por comitê formado por representantes Ibrat, da Antra e do Coletivo de Homens Trans da Rede Nacional de Pessoas Trans (Rede Trans). Essas três entidades e o Departamento de Apoio à Gestão Participativa (SGEP/MS) também auxiliaram na realização do webdocumentário.

Segundo (versão longa: