Lançada a segunda edição da revista Periódicus; confira

Comportamento, Social
16 de janeiro de 2015
por Genilson Coutinho

revistatatta

Já está online o segundo número da Periódicusrevista de estudos indisciplinares em gêneros e sexualidades, criada e editada pelo grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS), da Universidade Federal da Bahia.Ao todo, foram selecionados 13 textos para o dossiê e oito textos para a sessão livre. Desta vez, o dossiê trata sobre Educação e Estudos Queer foi organizado pela professora Constantina Xavier e pelo professor Márcio Caetano. A revista pode ser acessada  neste link.

“Ao ler os textos selecionados para o dossiê tivemos a confirmação de algo que já imaginávamos: o recorrente uso da obra da professora Guacira Lopes Louro por praticamente todas as pessoas. Por isso, resolvemos homenagear Guacira com a capa de nosso segundo número, assim como fizemos com Nestor Perlongher no primeiro número. Como sabemos, foi pela Educação que os estudos queer ingressaram com mais força em nosso país e o trabalho de Guacira teve um papel fundamental nesse processo” explicou Leandro Colling, coordenador do CUS e editor da revista junto com Carlos Lucas Lima.

A imagem de Guacira foi modificada artisticamente pelo designer Adriano Gentil, que assina também novo projeto gráfico das páginas internas da revista.

Já a seleção dos textos da sessão livre foi realizada por pessoas que integram o Conselho Editorial da revista. “Se o dossiê reafirma o importante papel dos estudos queer para a educação, a sessão livre desta edição nos mostra como essa influência tem caminhado na direção de outro campo conhecido por suas normatividades: a saúde, que também necessita passar por vários processos de (des)aprendizagem”, diz Colling.

A revista conta com a tradução, realizada por Helder Thiago Maia, de um texto da artista e ativista da dissidência sexual chilena Hija de Perra, que morreu precocemente, em agosto de 2014, em Santiago. “Sua morte consternou muitas pessoas ligadas ao ativismo e aos estudos queer na América Latina. Nesse texto podemos perceber que perdemos uma grande performer e pensadora. Essa foi a forma que encontramos para homenageá-la”, revela Colling.

Em breve a Periódicus lançará a chamada de textos para o dossiê da sua terceira edição, cujo tema será a obra de Judith Butler. O dossiê será organizado por Colling e pela professora Larissa Pelúcio. Textos para a sessão livre da revista podem ser enviados a qualquer momento, em fluxo contínuo, para o mail revistaperiodicus@ufba.br. As normas para autorxs podem ser consultadas no site da Periódicus.