Juliana Ribeiro lança clipe “Preta Brasileira”nesta quinta-feira (21) , em Salvador

Música, No Circuito
20 de julho de 2016
por Genilson Coutinho

No embalo da semana de comemorações pelo Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, (25/07), a artista Juliana Ribeiro lança nesta quinta-feira (21),  às 19h30, o seu clipe “Preta Brasileira”, que será exibido em primeira mão em evento multiartístico, na Sala de Arte do Museu, no Corredor da Vitoria, com duas sessões de exibições e uma programação que inclui sarau e depoimentos.

Para o evento, as dez participantes do projeto audiovisual serão convidadas a contar suas experiências com o clipe, que tem como tema o cotidiano da mulher negra brasileira. Após a exibição, haverá bate papo a partir dos testemunhos e, após a segunda exibição, acontecerá um pocket show na área externa com participações de improviso em formato de sarau. O café da Sala de Arte estará funcionando com cardápio especial.

O projeto do clipe “Preta Brasileira” nasceu do convite do diretor de audiovisual Fábio Vaz e da jornalista e produtora Renata Menezes, sendo pensado a partir de nove mulheres e uma criança, todas negras, mestiças, brasileiras e que passam pelas mesmas questões abordadas na letra da canção. Participaram da gravação mulheres fortes e atuantes como Olívia Santana, Luciana Embilina, Sueide Kintê, Adriana Quintanilo, Desembargadora Luislinda Valois, Flávia Botelho, Hávata West, Sofia Matos (9 anos), Samira Soares e a fã da compositora, Larissa Ferreira, ganhadora do concurso para participar do clipe.

“Em 2015, recebi o convite de Fábio e Renata, que chegaram com a proposta de um clipe de arte, e não só promoção de música, a fim de explorar as diversas possibilidades do audiovisual. O show já havia sido lançado, mas foi a partir desse impulso que a musica foi gravada também com esta finalidade”, conta Juliana.

A canção “Preta Brasileira” fala da mulher negra brasileira e todas suas questões cotidianas, tudo com irreverência e sarcasmo, tendo como inspiração a vivência da própria artista. “Inclui as cantadas machistas, o racismo diário na loja do shopping, e a dificuldade em tirar um simples passaporte sem passar pelo preconceito. Após participar do filme Go Go Brazil, de Spyke Lee, sonhei com a música inteira”, conta a artista.

O clipe conta com apoio fotográfico de Sidney Rocharte e foi gravado no estúdio do Coletivo Ousar, que fica no bairro do Santo Antonio Além do Carmo. Quem levar um pendrive poderá ter o clipe gravado no dia do lançamento. No dia seguinte, o musical também estará disponível nas redes sociais de Juliana Ribeiro.

Serviço:

O quê: Lançamento do clipe “Preta Brasileira”, de Juliana Ribeiro

Quando: 21/07 (quinta-feira)

Horário: 19h30

Onde: Sala de Arte do Museu da Vitoria

Entrada franca