Jovens vivendo com HIV-Aids lançam vídeos em solidariedade a Lula e Gianecchini

Sem categoria
14 de março de 2012
por Genilson Coutinho

Solidariedade. A palavra que define o movimento de luta contra a Aids é também uma denominação de compromisso com o próximo. Compromisso que a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV-Aids (RNAJVHA) tem com todos aqueles se sensibilizam para acabar com o preconceito e melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com a doença. Dois exemplos de sensibilidade à causa são o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e o ator Reynaldo Gianecchini. Em agradecimento à contribuição dessas duas personalidades, a RNHAJVA lançou uma campanha em solidariedade aos dois, que hoje lutam contra o câncer.

Gianecchini participa da campanha com jovens vivendo com HIV-Aids

A campanha consiste em dois vídeos que levam uma mensagem positiva ao ex-presidente e ao ator. Nas duas peças o coordenador nacional da Rede de Adolescentes Jovens, José Rayan, agradece o apoio das duas personalidades às pessoas que vivem com HIV e Aids no Brasil. “O Lula e o Gianecchini foram extremamente importantes para o movimento de Aids, tanto no que diz respeito às políticas públicas de enfrentamento da epidemia, quanto no combate ao preconceito e a discriminação”,diz o jovem de 19 anos e que vive com o vírus desde que nasceu.

Lula foi o primeiro presidente brasileiro a receber os jovens vivendo com HIV e Aids. O encontro aconteceu durante o lançamento da campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, no dia 1 de Dezembro de 2010, em Brasília (DF). Na solenidade, Lula ouviu as demandas dos jovens soropositivos e afirmou que o preconceito seria a doença mais danosa ao ser humano.

Também no ano de 2010, o Ministério da Saúde produziu a exposição “Somos iguais, preconceito não”, que trazia fotos de atores conhecidos nacionalmente interagindo com quinze jovens vivendo com HIV e Aids. Entre os artistas, estava o ator da TV Globo Reynaldo Gianecchini. Durante a produção das fotos, ele gravou um depoimento falando sobre a importância da prevenção ao HIV-Aids. Na época, o ator ainda não sabia que estava com câncer.

Os vídeos em solidariedade ao ex-presidente Lula e ao ator Reynaldo Gianecchini estão disponíveis no site :

Aqui 


Aqui