Jovens de Salvador participam de projeto de prevenção do HIV

AIDS em pauta, Notícias
27 de agosto de 2018
por Genilson Coutinho

Foto: Genilson Coutinho

A população de Salvador ganhará, nos próximos dias, um time de jovens na prevenção e luta contra o HIV /AIDs na capital baiana.
A ação do Projeto Viva Melhor Sabendo Jovem Salvador, realizado pelo GAPA Bahia e Secretária Municipal de Saúde, com apoio do UNICEF e UNAIDS, iniciou na última sexta-feira (24), a capacitação de 24 jovens para atuar na prevenção e diagnóstico do HIV, através do Curso Aids, Gênero e Sexualidade, Direitos Humanos e Manejo do Teste de Fluido Oral. O curso tem como objetivo acelerar e fortalecer a resposta ao HIV/AIDS e sífilis no município de Salvador, principalmente entre adolescentes e jovens. O Projeto segue com mais uma etapa a partir desta terça-feira (28), fechando o círculo de formação.
Com duração de 40 horas, os jovens estão recebendo formação por meio de palestras, oficinas e relatos de experiências, de profissionais de saúde e pessoas ligadas ao movimento social.
Ao final do curso, os jovens irão realizar as ações de prevenção e testagem em diversos pontos da cidade.

paulo Marcos / Foto: Genilson Coutinho

Para Paulo Marcos, professor e participante do curso, “participar deste curso é importantíssimo, levando em consideração que o crescimento de detecção de novos casos de HIV/AIDS está, sobretudo, no grupo de pessoas jovens, é super importante para mim estar participando desse curso. Ao priorizar a capacitação de adolescentes e jovens no manejo do teste de fluxo oral, o GAPA demonstra visão estratégica ao afirmar que nenhuma política para juventude pode ser feita sem a participação dos jovens”, pontua Borges
Veja aqui algumas imagens .