Jovem trans faz campanha para fazer retirada dos seios

Notícias
15 de fevereiro de 2017
por Genilson Coutinho

Théo Meirelles, estudante de Jornalismo, é um homem trans que na busca pela felicidade abriu o seu coração pelas redes sociais na tentativa de realizar uma cirurgia que melhoraria sua saúde e autoestima. O jovem abriu uma campanha, pelas redes sociais, no qual pede ajuda para levantar a quantia de R$ 9 mil  para realizar a mastectomia – a cirurgia de retirada das mamas. “Hoje uso o ‘binder’, uma espécie de bandagem feita sob medida para apertar e esconder os seios”.

Prefeitura de Salvador apresenta estagiário trans em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans ; assista

Para muitos o apelo feito por Théo pode ser visto como puramente estético, entretanto, o estudante relata os problemas que o acompanham com o uso da bandagem. “A questão é que minha postura está ainda mais comprometida, estou ficando com a pele escura na região comprimida, por conta das assaduras provocadas, e com algumas marcas roxas nas áreas onde há maior atrito do ‘binder’ com a pele. Esse martírio me acompanha a cada saída na rua, cada vez que recebo uma visita, e, cada minuto ‘amarrado’ é uma agonia que me forço a suportar. Eu só quero sentir esse corpo como se fosse meu”.

 Visibilidade Trans e Travesti

Em 29 de janeiro, é celebrado o Dia da Nacional da Visibilidade Trans, marco da luta pela cidadania e respeito às travestis, homens e mulheres trans. A data criada em 2004 e tem como objetivo ressaltar a importância do respeito a esse grupo na sociedade, já que a comunidade trans e travesti brasileira tem grande dificuldade no acesso à educação, trabalho e saúde, além de ser vítima de violência e preconceito diariamente. Além do triste fato de sermos o país com mais mortes de pessoas trans no mundo, segundo relatório divulgado pela ONG Transgender Europe (TGEU), foram mais de 600 mortes no período entre janeiro de 2008 e março de 2014.

Quer saber como ajudar?

Banco: Caixa Econômica Federal

Nome: Rita de Cássia Lima Barreto

CPF: 328.281.015-68

Agência: 3888

Número da conta poupança: 0001463-9

Operação: 013