Jovem espanhola será a primeira modelo transgênero a participar do Miss Universo

Genilson Coutinho,
30/06/2018 | 18h06

Reprodução/Instagram Angela Ponce

A modelo transgênero Angela Ponce, de 23 anos, ganhou o concurso de beleza Miss Espanha e entrou para a história. A vitória dela, aconteceu no mês de junho  foi muito celebrada nas redes sociais, e encantou não apenas espanhóis, mas apoiadores da causa LGBTQ+ em geral.

A mobilização, é claro, tem um motivo especial: a jovem será a primeira modelo transgênero a representar a Espanha na próxima edição do Miss Universo, que ainda não tem data para acontecer. “Levar o nome e as cores do meu país para o Universo é o meu grande sonho. Meu objetivo é ser porta-voz de uma mensagem de inclusão, respeito e diversidade, não apenas para o público LGBTQ+, mas para o mundo inteiro”, publicou ela em suas redes sociais.

No post, muitas pessoas elogiaram a beleza da espanhola e afirmaram que se ela não contasse, nem daria para perceber que se trata de uma mulher trans. “Está claro que a cirurgia funciona e faz milagres”, comentou um seguidor da modelo. Após receber a coroa, Angela contou à imprensa que terminou sua transição de gênero há quatro anos.

Esta é a primeira vez que uma mulher transgênero participa do Miss Universo . Em 2012, a organização do concurso permitiu a candidatura de mulheres trans, e a modelo canadense Jenna Talackova tentou garantir a coroa pelo Miss Canadá, mas o título acabou ficando nas mãos de Sahar Biniaz, e ela nem teve a chance de disputar a coroa mais cobiçada.

Este ano, inclusive, quem enfrentará a modelo transgênero representando o Brasil será a modelo amazonense Mayra Dias, que levou o título de Miss Brasil no dia 26 de maio, no Rio de Janeiro, com direito a um discurso feminista. A “briga”, pelo jeito, será boa!