Jornada traz como tema a visibilidade de pensadoras lésbicas e a importância que elas representam para a sociedade

Comportamento, Saúde
3 de novembro de 2017
por Genilson Coutinho

Foto: Genilson Coutinho

Acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro, a jornada “Pensamento Lésbico Contemporâneo” na Universidade Federal da Bahia, o evento faz parte de um projeto de extensão que vem realizando um curso EaD que trouxe ao público as reflexões de 23 autoras lésbicas que produziram deslocamentos nas teorias feministas.

Dia da visibilidade Lésbica: a luta continua

pensamento lésbico é uma teoria e um movimento político e cultural que emerge a partir dos anos 1970 e tem como principal eixo de análise a visibilidade da existência lésbica e a denúncia da heterossexualidade compulsória. Segundo Sam Bourcier, o movimento se potencializou com o feminismo de segunda onda e sua reivindicação pelo direito ao corpo, ao prazer e também com o movimento de libertação LGBT e a defesa do direito à livre orientação sexual (COSTA et al., 2015).

No campo teórico, os principais conceitos do pensamento lésbico são os de “existência lésbica” e “heterossexualidade compulsória” (RICH, 2010). A partir deles a heterossexualidade é uma instituição política que retira o poder das mulheres, o que faz com que a existência lésbica sofra um processo de apagamento social. Já Jules Falquet (2012) aponta o aprofundamento vertiginoso das desigualdades de classe, raça, gênero e sexualidade impostos pelo neoliberalismo, exigindo o resgate das premissas feministas formuladas nos anos 1970 de liberdade sexual e de combate ao capitalismo para promover a lesbianidade enquanto um posicionamento crítico capaz de oferecer ferramentas para a transformação social mais ampla.

A Jornada “Pensamento Lésbico Contemporâneo” tem como objetivo produzir o estado da arte do pensamento lésbico contemporâneo, bem como articular a UFBA com os movimentos sociais lésbicos da Bahia. O projeto busca também estimular a leitura de pensadoras lésbicas com vistas à construção de novas epistemologias para os feminismos contemporâneos.

Leiam Lésbicas! Nosso Pensamento é Resistência!
www.pensamentolesbico.ufba.br

  • Bárbara Alves

    Equipe do dois terços ,

    A equipe do pensamento lésbico Contemporâneo vem á público agradecer o apoio na divulgação e por acreditar na proposta do curso.
    Valeu!