JÓ mostra sua voz próximo dia 7 (terça-feira) na Sala do Coro

Música, No Circuito
30 de abril de 2019
por Genilson Coutinho

Profissional da música que, há mais de 25 anos, atua como backing vocal de nomes como Daniela Mercury, Carlinhos Brown e Claudia Leitte, artista a qual ela acompanha atualmente, Joelma Silva, JÓ, agora pousa seu canto em terreno próprio e apresenta o show Ao Meu Alcance próximo dia 7 de maio (terça-feira), na Sala do Coro do TCA, às 20h. O espetáculo leva o nome do EP lançado recentemente nas plataformas digitais, incluindo vídeo no YouTube:

O trabalho reúne músicas representativas que revelam a essência, intimidade e a força interpretativa de JÓ como solista. O repertório contempla canções de compositores baianos, como os memoráveis Dominguinhos, Dorival Caymmi e Assis Valente. O samba-reggae está presente em releituras da intérprete para canções que foram defendidas de forma grandiosa por cantores dos blocos Afros Ilê Ayê e Olodum nos anos 80/90. Os arranjos são do diretor musical Marcos Sena.

Certa de que carrega o potencial de um canto forte, JÓ agora assume a mudança de posição e ajusta o calibre da sua voz para seu próprio repertório, para dar vida ao seu canto e fortalecer o seu discurso como artista. “Estar na linha de frente é bem diferente porque a posição de líder nos impõe decisões o tempo todo, além de nos desafiar no diálogo com o público. Fora isso, a voz não é mais a de backing vocal, surge um novo timbre, uma nova impostação, enfim, uma intérprete”.

Para se permitir o novo vôo, o primeiro passo foi escolher as canções para colocar sua voz na gravação do EP. Dando nome ao novo trabalho, uma das músicas é a inédita Ao Meu Alcance, de Ramon Cruz. Outra inédita é Se não for pedir demais, de Eva Cavalcante, Alvaro Pinho (Alvinho) e Samir Trindade. Já entre as releituras, estão Rede, de Alain Tavares e Gilson Babilônia, Maria de Verdade, de Carlinhos Brown, e Alegria, de Assis Valente e Durval Maia.
“Joelma tem uma alegria e um brilho ao cantar que, embora marcante, poucos conseguiam ver exatamente porque ela sempre estava acompanhando outro artista que já está disponibilizando essa alegria para o público. Ela tem a característica de envolver as pessoas com o seu jeito bonito de cantar e de se movimentar, com o sorriso sempre aberto, não à toa sempre foi escolhida por grandes artistas para tê-la no palco, sobretudo também por sua competência técnica”, comenta Sena, que assina produção musical do EP Ao Meu Alcance.
“Ao tempo que é desafiador, também é muito prazeroso cantar sozinha e me reconhecer nesse lugar. Da minha caminhada, eu percebo que trago um pouco de cada artista com quem trabalhei, como a musicalidade e ousadia de Daniela, a atitude de Brown e a coragem de não se rotular de Claudia. É um mergulho profundo na descoberta na minha identidade como pessoa e como artista”, conta JÓ.

Show AO MEU ALCANCE

Dia: 7 de maio (terça-feira)

Local: Sala do Coro

Horário: 20h

Ingresso: R$30 e R$15

Vendas: IngressoRápido, SACs Shopping Barra e Bela Vista, Bilheteria do TCA
Ficha Técnica:

Dir. Artística: Gil Alves

Dir. Musical e Arranjos: Marcos Sena

Produção Geral: Adriano Pessôa / Piti Canela/ Silvana Gomes