Música

No Circuito

JÓ mostra sua voz próximo dia 7 (terça-feira) na Sala do Coro

Genilson Coutinho,
30/04/2019 | 10h04

Profissional da música que, há mais de 25 anos, atua como backing vocal de nomes como Daniela Mercury, Carlinhos Brown e Claudia Leitte, artista a qual ela acompanha atualmente, Joelma Silva, JÓ, agora pousa seu canto em terreno próprio e apresenta o show Ao Meu Alcance próximo dia 7 de maio (terça-feira), na Sala do Coro do TCA, às 20h. O espetáculo leva o nome do EP lançado recentemente nas plataformas digitais, incluindo vídeo no YouTube:

O trabalho reúne músicas representativas que revelam a essência, intimidade e a força interpretativa de JÓ como solista. O repertório contempla canções de compositores baianos, como os memoráveis Dominguinhos, Dorival Caymmi e Assis Valente. O samba-reggae está presente em releituras da intérprete para canções que foram defendidas de forma grandiosa por cantores dos blocos Afros Ilê Ayê e Olodum nos anos 80/90. Os arranjos são do diretor musical Marcos Sena.

Certa de que carrega o potencial de um canto forte, JÓ agora assume a mudança de posição e ajusta o calibre da sua voz para seu próprio repertório, para dar vida ao seu canto e fortalecer o seu discurso como artista. “Estar na linha de frente é bem diferente porque a posição de líder nos impõe decisões o tempo todo, além de nos desafiar no diálogo com o público. Fora isso, a voz não é mais a de backing vocal, surge um novo timbre, uma nova impostação, enfim, uma intérprete”.

Para se permitir o novo vôo, o primeiro passo foi escolher as canções para colocar sua voz na gravação do EP. Dando nome ao novo trabalho, uma das músicas é a inédita Ao Meu Alcance, de Ramon Cruz. Outra inédita é Se não for pedir demais, de Eva Cavalcante, Alvaro Pinho (Alvinho) e Samir Trindade. Já entre as releituras, estão Rede, de Alain Tavares e Gilson Babilônia, Maria de Verdade, de Carlinhos Brown, e Alegria, de Assis Valente e Durval Maia.
“Joelma tem uma alegria e um brilho ao cantar que, embora marcante, poucos conseguiam ver exatamente porque ela sempre estava acompanhando outro artista que já está disponibilizando essa alegria para o público. Ela tem a característica de envolver as pessoas com o seu jeito bonito de cantar e de se movimentar, com o sorriso sempre aberto, não à toa sempre foi escolhida por grandes artistas para tê-la no palco, sobretudo também por sua competência técnica”, comenta Sena, que assina produção musical do EP Ao Meu Alcance.
“Ao tempo que é desafiador, também é muito prazeroso cantar sozinha e me reconhecer nesse lugar. Da minha caminhada, eu percebo que trago um pouco de cada artista com quem trabalhei, como a musicalidade e ousadia de Daniela, a atitude de Brown e a coragem de não se rotular de Claudia. É um mergulho profundo na descoberta na minha identidade como pessoa e como artista”, conta JÓ.

Show AO MEU ALCANCE

Dia: 7 de maio (terça-feira)

Local: Sala do Coro

Horário: 20h

Ingresso: R$30 e R$15

Vendas: IngressoRápido, SACs Shopping Barra e Bela Vista, Bilheteria do TCA
Ficha Técnica:

Dir. Artística: Gil Alves

Dir. Musical e Arranjos: Marcos Sena

Produção Geral: Adriano Pessôa / Piti Canela/ Silvana Gomes