Arte e Exposições

No Circuito

Notícias

Jean Wyllys inaugura exposição “Desexílios: Passado Presente” em Salvador

Genilson Coutinho,
08/01/2024 | 17h01
Foto: Divulgação

Ativista político, jornalista e, agora, artista visual. Esse é Jean Wyllys, ex-deputado federal, que lança nesta segunda-feira, 8, às 18h15, sua exposição “Desexílios: Passado Presente”, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Bahia, no bairro da Graça, em Salvador. A mostra dialoga com o retorno do ex-parlamentar ao Brasil, após quatro anos de exílio durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A exposição, composta por desenhos, pinturas e colagens, tem a marca da arte contemporânea, contestando os padrões artísticos estabelecidos e muitas vezes abdicando das tradicionais telas como plataformas para as obras, substituindo-as por sacolas de papel, blocos de vidro, jornais antigos, entre outras coisas, às vezes encontradas em lixeiras de Barcelona.

Inicialmente, a exposição se chamaria “Desexílio”, no singular. Mas, por sugestão de seus curadores, Jean decidiu ampliar o tema de sua mostra para além do exílio político que viveu nos últimos anos, lembrando as barreiras sociais impostas por sua sexualidade. Nascido em Alagoinhas, ele lembra da importância que foi ter se mudado para Salvador no início da vida adulta, para que superasse parte dos julgamentos que enfrentava no interior.

Nada da exposição Desexílios é por acaso. A data, 8 de janeiro, e a cidade, capital de seu estado natal, foram escolhidas intencionalmente para o lançamento do projeto no Brasil. Jean queria passar um recado político, exatamente no dia em que se completa um ano dos ataques golpistas contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Foto: Divulgação

“Minha exposição vai ser a antítese do 8 de janeiro, que foi um ato de terrorismo, com destruição de obra de arte, um ataque à arte moderna, com tentativa de destruição da memória. A minha exposição é o contrário: é a memória do Brasil e quer contrapor com beleza todo aquele horror que teve em Brasília. Ao mesmo tempo, é para levar às pessoas a pensar, fazer o contrário daquilo que aconteceu no 8 de janeiro”, disse Jean.

A exposição esteve por uma temporada no Palau de La Virreira, em Barcelona. Agora, para sua chegada no Brasil, Jean pensou em três possibilidades de cidades para dar o pontapé inicial. Na sua cabeça, precisava ser em locais que tinham relação com seu ativismo político ou com sua trajetória profissional. A decisão final foi tomada com a influência de um dos curadores da mostra, Daniel Rangel.

“Desexílios: Passado Presente” terá acesso livre no MAC Bahia, que ficará aberto à visitação de terça a domingo, das 10h às 18h. A exposição abordará o contexto político do Brasil e do mundo atualmente, com foco crítico na fake news e na desinformação que foram promovidas nos últimos anos.