Jean Wyllys faz discurso na Câmara dos Deputados lembrando o Dia da Mulher. Assista

Sem categoria
12 de março de 2013
por Genilson Coutinho

O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) ocupou a Tribuna da Câmara dos Deputados na última  sexta-feira, 8 de março, Dia da Mulher, para fazer um discurso sobre a data. Em sua fala, ele lembra que o movimento feminista foi e ainda é um dos grandes parceiros, e precursor, do movimento LGBT. Ele também não deixa passar em branco a eleição do pastor e deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara.

“Hoje eu subo novamente nesse plenário no dia em que celebramos as conquistas de outro grupo que, assim como nós LGBTs foram perseguidas e estigmatizadas: as mulheres. É um dia em que lembramos a luta das mulheres por melhores condições de vida. O direito ao voto e a Lei Maria da Penha são frutos dessa luta, mas ainda tão insuficientes perto da dimensão do problema: Violência doméstica, estupros, exploração sexual, violência psicológica, seja no trabalho, seja em casa, mortes por abortos clandestinos e por gestações sem acompanhamento médico público, discriminação racial”, diz ele.

Jean continua seu discurso lembrando ainda que “a confiança do povo brasileiro foi depositada em nós parlamentares, e temos a obrigação moral e ética ao Estado Democrático de Direito de responder à altura. Precisamos dar prioridade às demandas femininas e das demais minorias e não continuar negociando os Direitos Humanos desses grupos para manter a governabilidade”.

Veja também

Militância LGBT transforma Farol da Barra em palco de protestos neste domingo (10)